Santa Helena conta com canoagem adaptada: é da cadeira para a canoa

Sentado sob uma cadeira de rodas. É assim que santa-helenense Josemar Gallas chega todas as terças e quintas-feiras no Balneário Terra das Águas. Desce as escadas e ruma à beira do lago da Praia Nova. Logo, sua forma de locomoção é trocado por uma canoa. Remo nas mãos e olhos e ouvidos ligados nas orientações do treinador, Josemar começa o treinos na canoagem adaptada.

Paraplégico, Josemar conheceu a modalidade em Brasília e desde então tomou gosto. Conforme ele, jamais pensou em ser um adepto ao esporte, mas agora o pensamento é outro. Os motivos são simples e fundamentais: praticar para manter uma qualidade de vida, tendo como uma forma de atividade física e também disputar competições no futuro.

- É muito bom ter um esporte que possamos praticar, pois hoje é muito limitado. A canoagem adaptada ajuda no condicionamento físico e também no equilíbrio do tronco, além de outros benefícios. É bacana – disse.

O projeto é novo em Santa Helena e é coordenador pelo professor Neuri Weide. Com um grande potencial hídrico, o município implantou novamente a escolinha de canoagem que atende hoje, além de Josemar, cerca de 20 crianças e outras pessoas adeptas ao esporte.

- Começamos a canoagem adaptada com o Josemar e acreditamos que podemos fazer um trabalho interessante com ele. Adaptamos a canoa que ele utiliza e também o remo. Nosso objetivo é formar um atleta em Santa Helena que possa participação de competições na modalidade de canoagem adaptada – afirmou.

Acesso

Uma das dificuldades encontradas na Praia Nova, local onde acontecem as aulas, é o difícil acesso até a água. As escadas são altas para um cadeirante, sendo necessário a colocação de uma rampa. Outro ponto, importante seria a construção de atracadouro, rente à areia, para que os atletas não precisem ir até na água com suas cadeiras de rodas, pois deteriora seus meios de locomoção.