“Quero Santa Helena em destaque no futsal”, Marlus Sokolowski

O santa-helenense Marlus Sokolowski, preparador físico da equipe de futsal de Umuarama, que disputa a maior competição de clubes do mundo, a Liga Nacional de Futsal, afirmou que pretende colocar Santa Helena em destaque no futsal. No ano passado, Marlus apresentou um projeto para o futsal santa-helenense à administração municipal. O projeto continha, inclusive, o programa Bolsa Atleta, que recentemente foi discutida na câmara de vereadores. As conversas não evoluíram e o profissional buscou outros rumos.

Com seu contrato com o Umuarama chegando ao fim, Marlus começa a planejar 2015. A diretoria umuaramense já o procurou para renovar seu contrato, mas isso ainda é incerto. Com esse impasse, o velho sonho de Marlus, em montar uma equipe profissional de futsal em Santa Helena, voltou com força. Segundo ele, no município há material físico e humano a vontade.

- Santa Helena é uma cidade rica em talentos. A minha ideia, como gosto trabalhar com o futsal e caso eu não fique em Umuarama, é montar uma equipe de futsal no município, independente do apoio do poder público. Pretendo montar uma equipe competitiva e iniciar um projeto em longo prazo – ressalta.

Santa Helena possuía uma equipe de futsal, que chegou a jogar o Campeonato Paranaense de Futsal Chave Prata, disputado em 2005, época em que chegou à semifinal. Em 2007, a equipe santa-helenense ingressou na Chave Bronze, sendo que essa foi a última competição. Apesar destes exemplos caseiros, o espelho é em outra equipe: a Copagril de Marechal Cândido Rondon. O case de sucesso dos rondonenses, que hoje figuram entre as principais equipes do salonismo brasileiro, inspira e é modelo para o santa-helenense Marlus Sokolowski.

- Aqui há um espaço físico excelente. Há quadras e ginásios que não se encontra em lugar nenhum por ai. Minha ideia é juntar iniciativa privada e pública e começar por baixo, disputando um Campeonato Paranaense Chave Bronze. Tenho o exemplo da Copagril, que também elaboraram um projeto a longo prazo e hoje colhem esses frutos, como uma das melhores equipes do Brasil. Esse é meu intuito e meu sonho para Santa Helena – comentou.