Futebol: com queda na primeira fase, Santa Helena disputará a divisão B em 2015

Santa Helena caiu na primeira fase da Fase Final dos Jogos Abertos do Paraná – Divisão A. Como não conseguiu avançar, caiu de divisão e disputará a divisão B em 2015. Para voltar a figurar entre os melhores do Paraná, a equipe terá que vencer a fase regional da divisão B e chegar à decisão da fase final da divisão B em 2015.

Neste ano, a equipe comandada por Pedro Mateus foi guerreira e por pouco não conseguiu avançar. Santa Helena largou de forma excelente na competição, vencendo os donos da casa Toledo por 3x0 e uma atuação impecável do goleiro Pietro. Na segunda partida, a equipe caiu diante de Foz do Iguaçu e foi derrotada por 4x0.

No terceiro duelo, contra Cascavel, os meninos santa-helenenses fizeram um grande jogo, mas foram prejudicados pela arbitragem. Logo no inicio no primeiro tempo, o atacante Everton Gian de Santa Helena veio correndo para tentar interceptar o passe do lateral cascavelense. O adversário foi mais rápido e Everton trombou com ele, e acabou sendo expulso direto pelo árbitro da partida.

Com um jogador a menos, Santa Helena continuou lutando e abriu o placar. Jean Ganso cobrou escanteio e o atacante Negão, artilheiro do sub-21 no amador, subiu mais alto que todo mundo e marcou um belo gol de cabeça, 1x0. A equipe santa-helenense se fechou na defesa e Cascavel não conseguia furar. Quando passava da defesa parava em outra bela atuação do goleiro Pietro.

Mas a arbitragem apareceu novamente. Primeiro dando 4 minutos de acréscimos, depois marcando um tio-livre indireto dentro da área para Cascavel. Aos 47 minutos da segunda etapa, o atacante de Cascavel ingressou na área e o volante Corbari de Santa Helena afastou o perigo dando uma bicicleta, no lance, o arbitro viu jogo perigoso e marcou a infração dentro da área da equipe santa-helenense. Na cobrança da falta, Cascavel empatou o jogo, 1x1.

Como nos Jogos Abertos do Paraná não há empate, a decisão foi para os pênaltis. Santa Helena começou cobrando e converteu as quatro primeiras. Na quinta e última, o lateral Días errou. A esperança estava nas mãos de Pietro, que não conseguiu agarrar a cobrança de Cascavel, decretando a derrota da equipe de Pedro Mateus. O semblante dos santa-helenenses era de tristeza, mas havia chance ainda de classificação, caso Foz do Iguaçu vencesse Toledo à noite.

Durante a noite de segunda-feira, todos os atletas foram ao estádio 14 de Dezembro acompanhar o duelo entre toledanos e iguaçuenses. Foz saiu na frente. Toledo empatou. Foz marcou 2x1 em cobrança de pênalti, mas Toledo igualou o marcador novamente. Mas aos 40 minutos do segundo tempo, a arbitragem apareceu novamente, influenciando diretamente no resultado da partida. O juiz anotou um pênalti para Toledo. o zagueiro de Foz deu um carrinho lateral, claramente na bola, e o arbitro marcou a infração, convertida, dando a vitória à Toledo sobre Foz por 3x2.

Com o resultado positivo, Toledo avançou em primeiro do grupo e Foz em segundo. A comemoração toledana durou menos de 12 horas. Na manhã de hoje, a equipe foi denunciada por atleta irregular, o que foi acatada e a equipe foi desclassificada da competição, avançando para as quartas de finais a equipe de Campo Mourão. Foz do Iguaçu retomou seu posto de primeiro lugar e Cascavel avançou em segundo. Santa Helena ficou na terceira colocação e caiu fora pelo índice técnico.



la