Escolinhas de Santa Helena recebem material esportivo

A Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes, através do Departamento de Esportes e Lazer, preocupado em ocupar de forma educativa, saudável e prazerosa o tempo livre das crianças e adolescentes do município no período em que não estão nas escolas (contra-turno), oferece as escolinhas municipais nas modalidades de Futsal, Futebol, Handebol, Basquetebol e Voleibol, como forma de garantir o que consta na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): a proteção, a saúde, a educação, o lazer, o esporte, o jogar e brincar.

Neste sentido, as Escolinhas Esportivas mantidas pelo Departamento de Esportes e Lazer servem como uma maneira de ocupar o tempo livre dos jovens com algo bom, que eles gostam de fazer e que evita que os mesmos fiquem expostos a situações prejudiciais a sua formação.

O esporte oferece possibilidades que se consolidam em práticas como a cooperação, respeito pelas regras, resolução de conflitos, contato com outras pessoas, liderança, valor do esforço, respeito com o outro, “saber” vencer e perder, auto-estima, responsabilidade, honestidade, trabalho em equipe, disciplina e confiança. Inúmeros projetos e programas que têm como foco o esporte mostram que é possível: promover a inclusão social; melhorar a convivência nas comunidades; diminuir a evasão escolar; desenvolver a cidadania; contribuir sensivelmente para a diminuição da violência; aumentar a auto-estima; desenvolver o espírito de grupo; a disciplina e o respeito às regras.

As escolinhas Esportivas estão sendo desenvolvidas na sede do Município, no Ginásio Municipal de Esportes, no Ginásio de Esportes São Luis, no Ginásio de Esportes da Vila Rica e no Clube União. No interior nos Ginásios de esportes da Moreninha, São Roque, Sub-Sede e no Campo de Futebol de São Clemente e para melhor desenvolvimento das atividades vários materiais esportivos foram entregues aos técnicos responsáveis pelas escolinhas.




(Assessoria)