Pré-jogo: Confrontos diretos entre Nacional e São Clemente

Se for levado em conta o confronto direto entre Nacional e São Clemente no municipal de futebol amador de Santa Helena nos últimos anos, o clube de Sub-Sede tem larga vantagem. De 2011 para cá, foram 7 jogos, contando o primeiro jogo da grande final, com 5 vitórias para o Nacional e 2 empates, ou seja, desde que o São Clemente voltou a participar da competição, jamais ganhou do clube grená.

Em 2011 foi o ano que mais teve embate das equipes e todos os jogos foram vencidos pelo Nacional de Sub-Sede. Ao todo foram 4 jogos, dois válidos pela fase de grupos e dois pela semifinais da competição. O jogo mais memorável foi a vitória do Nacional na primeira partida da semifinal que aconteceu em São Roque, pelo placar de 6 a 0. Mas naquela época o São Clemente estava se estruturando e havia montado a equipe às pressas.

Em 2012 foi apenas um confronto. A partida aconteceu em São Clemente de baixo de muita chuva. Na época a situação do campo era precária e os atletas tiveram muitas dificuldades para fazer a bola rolar. Nas laterais não se via a grama, apenas uma inundação, quando a bola ia, principalmente para a lateral direita, ela boiava de tanta água. Ao final as equipes empataram em 2x2.

Neste ano, contando com o primeiro jogo da grande final, foram duas partidas com um empate e uma vitória para o Nacional. Na fase de grupos, as equipes ficaram no 1x1. No domingo, dia 29, nova vitória do clube de Sub-Sede, por 3x2, em partida válida pelo primeiro jogo da semifinal.


Hoje, as 15 horas, acontece mais uma partida entre as equipes. Uma chance para o Nacional ampliar sua vantagem, ou para o São Clemente diminuir o número no confronto direto. A partida acontece no Estádio Municipal de Sub-Sede.