Chave Ouro: metade das equipes já estão em pré-temporada



Há dez dias do arbitral da Chave Ouro, o contraste entre as equipes paranaenses ainda é grande: enquanto algumas treinam desde o mês de janeiro, outras ainda não anunciaram se disputarão o estadual. Confira como está a preparação das equipes para a principal competição do futsal do Paraná, que deverá iniciar no dia 15 de março.

Poker Guarapuava Futsal

A primeira equipe a começar os treinamentos de pré-temporada foi o time de Guarapuava. A apresentação aconteceu no dia 20 de janeiro. Como os treinos da parte física já estão avançados, a equipe deverá começar com o treinamentos técnicos e táticos a partir da semana que vem.

Para tentar seu segundo título estadual e para participar de sua segunda Liga Nacional, o clube manteve o técnico Baiano, mas fez uma grande reformulação no elenco. Da equipe de 2013 seguem apenas os jogadores PH, Biro, Harry e Bisqui.

Entre as novidades do novo elenco está o goleiro Danilo (ex-Maringá), os fixos Vitor (ex-Umuarama) e Giovanni (ex-Pato Futsal), os alas Deivão (ex-São José e Corinthians), Adeírton (ex-Cascavel), Jamur (ex-Alaf-RS), Diego Fávero (ex-Pato Futsal), Alan (ex-Marreco Futsal) e os pivôs Simi (ex-futsal da Itália), Bruno Petry (ex-Alaf-RS), Marquinhos (ex-Concórdia-SC) e André Maluko (ex-Umuarama).

Copagril/Sempre Vida/MCR

A equipe da Copagril, de Marechal Cândido Rondon, inciou seus treinamentos no dia 27 de janeiro. O clube segue com o técnico Marquinhos Xavier e com nomes importantes da conquista do título paranaense de 2013, como Quinzinho, João Neto, Marcelo Paulista, Guerra, Alvim e Márcio.

Entre os principais reforços estão Arthur (ex-Corinthians), Leandrinho (ex-Krona/Joinville-SC), Mancha (ex-Assoeva), Marlon (ex-Keima) Maçarico (ex-Foz), Daniel (ex-Cascavel), Léo Costa (ex-Marreco) e Márcio Garcez (ex-Floripa-SC).

Neste sábado (dia 8) os jogadores passaram por uma bateria de exames cardiológicos, na cidade de Cascavel e no dia 25 participa da Copa Cataratas, em Foz do Iguaçu.

Ampére Futsal

O atual campeão da Chave Prata e estreante na Chave Ouro, Ampére Futsal, promete um time competitivo no estadual. Para isso o clube do sudoeste foi uma dos primeiros a se apresentar. O elenco treina desde o dia 27 de janeiro.

Da base campeã da 'Prata' seguem jogadores como Roni, Sidy, Marcelo Jucá, Jardel e Diego Cesar. Entre os reforços estão os atletas Piliu, Neto Caraúbas, Bruno Oliveira, Fio, Sidnei Ribeiro e Betinho Potiguar.

A equipe mandará seus jogos no ginásio da Rondinha, que passará por reformas nas cabines de rádio, terá troca e aumento do piso da quadra, um novo vestiário do lado de fora do ginásio e quebra do palco que existe dentro do ginásio. O investimento será de cerca de R$ 450 mil.

Foz Cataratas/Unipa

A apresentação oficial da equipe do Foz Cataratas está marcado para 10 de fevereiro. No entanto, os jogadores que residem em Foz do Iguaçu já fazem treinamentos físicos desde o dia 27 de janeiro. Isso porque, antes do estadual, o clube já tem um compromisso marcado – a disputa da segunda edição da Copa Cataratas, a partir de 25 de fevereiro.

Renovaram com a equipe os jogadores Caíque, Romarinho, Fernando, Léo, Cirilo, Papão, Marlon e Juninho. As novidades são as chegadas de Cristhian (ex-Cascavel), Murilo (ex-Foz Futsal), Soró (ex-Quedas), Grafitti (ex-Quedas), Roger (ex-futsal do Qatar), Rodriguinho (ex-Foz Futsal), Pedrinho (ex-Foz Futsal) e Ayala (Seleção Paraguaia).

Umuarama Futsal

A equipe de Umuarama se apresentou na última segunda-feira (dia 3) e a grande novidade da equipe é o novo técnico: Manoel Pasquale, o Maneca, que estava no time sub 20 da Krona/Joinville-SC. Maneca já tinha comandado o Umuarama Futsal nos anos de 2005 e 2006.

O treinador montou uma equipe jovem, com muitos jogadores que se destacaram em Santa Catarina como Schneider (ex-Krona), Duda (ex-Unisul), Rodrigo (ex-Krona), Eder Luan (ex-Blumenal) e Fuska (ex-Caça e Tiro/Lages). Outras novidades são Ari (goleiro, ex-Campo Mourão), Deílton (ex-Marreco), Neto (ex-Foz Futsal) e Jean (ex-Corinthians). Já da equipe de 2013 seguem Deividi, Japonês, Pedrão, Boni, Augusto, Yuri, Ouchita, Caio, Douglas e Pedro.

O clube está organizando a Copa dos Campeões do Paraná. Torneio que deve reunir equipes campeãs da Chave Ouro a partir do dia 26 de fevereiro.

Cresol/Marreco Futsal

Também no último dia três, foi feita a apresentação do time do Marreco Futsal, de Francisco Beltrão. A equipe, que segue com o técnico Fabinho Gomes, renovou com Barbosa, Claudio, Magui, Canhoto e Jean. Entre as novidades está o goleiro Celinho, o fixo Zé Antônio, os alas Emerson, Suelton, Wendel e Pabrio e os pivôs Banana, Papu e Roberto Barbosa.

Depois do bom desempenho no segundo semestre do ano passado, o Marreco planeja fazer um campeonato muito forte. A meta é terminar entre os quatro primeiros na primeira fase do estadual. Se o time chegar à final da competição, o Banco Cresol (patrocinador master), dará uma premiação extra ao clube.

Ciagym Maringá

A apresentação oficial da equipe maringaense está marcada para o próximo dia 10, mas os treinos físicos já começaram nesta segunda (dia 3), com 14 atletas. Na apresentação oficial deverão ser divulgada a lista completa dos jogadores e o novo patrocinador master.

Da base de 2013 permanecem João Paulo, Edu, Regis, Victor, Lambari e Bolinha. Entre as novidades está o goleiro Henrique Rafagnin (ex-Foz), o fixo Rangel (ex-Copagril) e os alas Lucas e Rafael (ex-Blumenal-SC). Outras novidades são os retornos de Jorge Alex, que estava no Pato Futsal, e Parrel, que estava no futsal italiano.

A equipe já definiu sua participação na Copa Gramado, no Rio Grande do Sul, a partir do dia 20 de fevereiro. Os adversários serão três times gaúchos: Carlos Barbosa, Assoeva e Afusca.

São Lucas/Grupo Ivo

Nesta quarta-feira (dia 5), às 15h30, os jogadores da São Lucas, de Paranavaí, começam a fazer exames médicos. A apresentação será na próxima sexta-feira (7), às 10 horas. No entanto, alguns atletas do elenco já estão em atividade desde a metade de janeiro. Isso porque parte da equipe e alguns jogadores sub 17, disputam um torneio regional na região noroeste do estado.

O elenco adulto contará com Arielton, Hiago, Luciano Felipinho e Geraldinho, que renovaram seus contratos, e os jogadores Igor, Thales, Biju, Johnatas, Chuí, Rooney, Hugo e Gaúcho, que serão alguns dos reforços da equipe. Leandro Primavera segue como treinador.

Cascavel Futsal

O time do Cascavel futsal terá o início de sua pré-temporada a partir do próximo dia 10. Nem por isso a equipe deverá ficar devendo em relação a seus adversários na parte física. Isso porque vários jogadores ficaram em atividade durante o recesso de final de ano. Na Copa Altônia de Futsal, por exemplo, atuaram os jogadores Issamu, Caça, Cadine e Wanderson.

Nei Victor segue no comando da equipe que neste ano, não disputará a Liga Futsal e terá como grande objetivo o  título da Chave Ouro. Para isso, retornam ao clube jogadores como o goleiro Donny, o ala Wanderson e os pivôs Jaison e Arrepio. Também chegam promessas como o ala Eduardo (ex-Foz Futsal) e Wesley (ex-São Lucas e futsal do Cazaquistão).

Operário/Keima Futsal

Outra equipe com apresentação marcada para a próxima segunda-feira (dia 10) é o Operário/Keima Futsal, de Ponta Grossa. No fim do ano passado o clube quase desistiu da disputa do estadual, com a saída do presidente e patrocinador Tércio Miranda. No entanto o dirigente voltou atrás e, com uma nova realidade orçamentária (mais modesta que a de 2013), o clube se reorganizou.

A principal novidade foi a contratação do técnico Márcio Borges (ex-Pato Futsal), que trouxe consigo jogadores como Tato e Eduardo Júnior, que atuaram com o treinador no sudoeste. Borges também poderá contar com parte da antiga base ponta-grossense, composta por jogadores experientes e consagrados como Magrão, Edigleuson, Carrapicho, Gleyson, Edson Cabeça e Kumano.

Campo Mourão Futsal

Também na próxima semana deve acontecer a apresentação da equipe de Campo Mourão (ACMF). Animado com a campanha de 2013, em que a equipe terminou em sexto lugar, o técnico Márcio Rinado foi mantido no cargo. Também continuam os jogadores Maringá, Renan, Batata, Eduardo, Pulga e Vini.

Entre as novidades estão o goleiro Babalu (vindo do futsal português), o fixo Giva (ex-AABB-SP), os alas Guelé (ex-Pato e Umuarama) e João Gabriel (ex-São Lucas) e o pivê Cleodon, vindo do futsal cearense.

Indefinidos

Cinco equipes ainda não anunciaram o início de suas pré-temporadas. Algumas, até mesmo,  têm grandes chances de ficar fora do estadual. Entre elas o tradicional Foz Futsal, três vezes campeão da Chave Ouro. Dificilmente a equipe iguaçuense disputará a Chave Ouro, devido às dificuldades com patrocínio.

Outra equipe que pode ficar de fora é o Quedas Futsal. A empresa Araupel, principal patrocinadora nas últimas temporadas, anunciou que não apoiará mais o clube. Com isso, o elenco (que já tinha sido anunciado) foi liberado. Alguns jogadores acertaram suas transferências para outras equipes e outros seguem sem clube para 2014. Apesar de tudo o clube ainda tem chances de participação no estadual, caso consiga um acordo com outro município. Fala-se, nos bastidores, que a cidade de Ivaí (que teve sua equipe rebaixada na última Chave Ouro), estaria interessada em fazer um acordo para uma disputa em conjunto na Chave Ouro, com o nome de Quedas/Ivaí Futsal.

Outras equipes que não anunciaram seus elencos são a ACF (Associação Cascavelense de Futsal ) a AEC (Associação Esportiva Clevelandense) e o Pato Futsal. Das três a equipe de Pato Branco parece ser a mais adiantada, pois já conseguiu alguns apoiadores para montar seu time. No entanto ainda não há certeza de participação no estadual; Já o presidente da AEC, João Carlos Rochenback, garante que sua equipe participará da Chave Ouro, embora confirme que será um time de baixo orçamento; A ACF segue indefinida. O clube tentou fazer um acordo com Toledo para disputar a Chave Ouro em conjunto, mas sem sucesso. Assim, o mais provável é que, a exemplo dos anos anteriores, a equipe siga em Cascavel, com uma base semi-profissional (com os jogadores trabalhando em outras funções durante o dia e treinando à noite).

Chave Ouro 2014

Segundo informações do site da FPFS, o prazo final para as equipes formalizarem suas inscrições na Chave Ouro se encerra na próxima segunda-feira (dia 10). O arbitral será no dia 15, em Marechal Cândido Rondon e a previsão para o início dos jogos é no dia 15 de março.

(Clique Esporte)
Tags