Sandro Barth e Paulinho Vasatta serão os ‘veteranos’ do amador 2014

Quanto mais velho o vinho melhor. Panela velha é que faz comida boa. Essas frases são comuns para representar que quanto mais velho melhor fica e vale também para o futebol, não só em nível de Brasil, mas também de Santa Helena. Estamos acostumados a ver ‘veteranos’ se dando bem em clubes do futebol brasileiro, como Zé Roberto do Grêmio, Paulo Baier hoje no Criciúma e recentemente Seedorf aposentado no Botafogo.

Em Santa Helena, existem esses 'vovôs': Sandro Barth e Paulinho Vasatta. Os dois jogadores serão os mais velhos do Amador 2014 de Santa Helena com 43 e 45 anos respectivamente.

Eles têm história parecida no futebol. Ambos foram profissionais. Sandro no futsal e Paulinho no futebol. Hoje em Santa Helena, várias equipes buscam neles exemplos de atletas para, além de passar experiência para os mais jovens, ajudar dentro das quatro linhas.

A genética também ajuda. Mesmo com a idade ultrapassando a casa dos 40, Sandro e Paulinho são ‘fininhos’, importantíssimo para um jogador de futebol.

Sandro Barth disputará o amador 2014 com a camisa azul e branca do Celeste, clube em que ajudou a chegar na segunda colocação na competição do ano passado, marcando inclusive gol no primeiro jogo da decisão.

- Todos os anos eu jogo lá. Tenho uma ligação com a comunidade. Minha esposa é de lá e sempre me coloquei a disposição. Se o Celeste monta equipe, é a minha primeira opção – comentou o meia.

Paulinho Vasatta vai seguir o caminho que fez por muitos e muitos anos: defender as cores do Clube Incas. O Incas que agora se juntou com o Bundalelê, tem a expectativa de montar um grande time para a competição. Paulinho possivelmente será o mais experiente do equipe e ajudará os mais jovens a crescer dentro e fora de campo.

- Vou jogar no Incas neste ano. Quero ajudar também fora de campo. Vieram tam´bem outras propostas para jogar, como no São Luis, mas vou ficar por aqui mesmo - disse Paulinho.

Sandro Barth em ação pelo Celeste.
Paulinho Vasatta