Santa Helena: comissão de ética não julgará jogadores do amador

Sexta-feira (21) aconteceu no Departamento de Esportes de Santa Helena uma reunião entre os coordenadores do Campeonato Municipal de Futebol Amador com os dirigentes dos clubes que participarão da competição. A principal mudança foi com relação a extinção da Comissão de Ética do amador 2014 de Santa Helena. Com isso, os jogadores não serão mais julgados pelo órgão do DEL.

Para o julgamento dos atletas que agredirem árbitro, jogadores, ou fizeram alguma pratica anti-desportiva dentro das quatro linhas e forem punidos com o cartão vermelho, uma Comissão Disciplinar será formada. Fará parte desta Comissão 5 integrantes de cada equipe que participará do amador e também um funcionário do DEL, que não está envolvido com a competição.

No dia de um julgamento, por exemplo, cada clube escolherá um dos cinco representantes, exceto a equipe do jogador que será julgado. Eles se reunirão, analisarão o caso e definirão uma pena, que poderá ser de várias maneiras, como pagamento de multa em dinheiro, doação de cestas básicas, exclusão de duas ou mais partidas do amador, entre outras penas.

Sub-21/Livre

Outras mudanças também aconteceram no sub-21 e livre. Entre elas está que os jogadores do sub-21 não terão ficha dupla, ou seja, todos os jogadores inscritos no aspirante poderão atuar na categoria livre, com no máximo cinco atletas cada jogo.O número de atletas a cada partida do livre não poderá ultrapassar de 22. No sub-21, as substituições serão limitadas a 6 e  no livre serão 5 alterações.

Veterano

Os jogos do veterano serão no sábado. A competição é disputada por jogadores acima de 40 anos e nesta edição foi aberto para que 2 atleta com até 38 anos façam parte do elenco de cada equipe. Os dois atletas que disputarão o veterano não poderão atuar na categoria livre.