06 junho 2014

Santa Helena ‘escorrega’ e é elimina do Troféu Difusora/Copagril de Futsal

A seleção santa-helenense de futsal se despediu ontem do sonho de conquistar o título do Troféu Difusora/Copagril de Futsal. Santa Helena literalmente escorregou no ‘ensaboado’ Bragadinho, Ginásio de Esportes de Pato Bragado e foi goleada por 7x3 pela equipe de Marechal Candido Rondon, o Cataratas Empreendimentos/Laborte Tintas/Jaclani Sports, que busca agora o bicampeonato.

O Cataratas pega agora a equipe de Nova Santa Rosa, que ontem venceu Pato Bragado por 5x3. Essa foi uma grande vitória de Nova Santa Rosa, pois saiu perdendo de 2x0 e com a torcida toda contra, foram para cima e venceu a equipe da casa. As finais entre Marechal e Nova Santa Rosa deverão acontecer nos dias 10 e 13 de junho. O campeão levará para casa R$ 4 mil e o vice R$ 2 mil.

 As intempéries climáticas não colaboraram. O frio dos últimos dias deu lugar ao calor ontem, o que fez com que o piso do Ginásio Bragadinho ficasse muito escorregadio. Atletas das duas equipes reclamaram bastante das condições em que se encontrava a quadra, que praticamente impossibilitava a boa pratica do esporte e colocava em risco a integridade física dos atletas. Mesmo assim a partida aconteceu.

O jogo

Os jogadores praticamente não paravam em pé. Não conseguiam firmar o corpo nem mesmo para chutar. A equipe rondonense se adaptou melhor à quadra e não perdoou os santa-helenenses. O jogo começou tranquilo, as duas equipes se estudando. Quem assustou primeiro foi Santa Helena, mas a pressão inicial não era revertida em gols e como diz o ditado ‘quem não faz? Leva!’. Rafa Kerber, um dos destaques da partida emendou de longe e acertou o canto direito de Maicon para abrir o placar. 1x0 Cataratas.

O jogo começou a esquentar. Santa Helena não conseguia marcar. As chances eram desperdiçadas ou paravam no goleiro Baiano da equipe rondonense. Os santa-helenenses começaram a se complicar quando Edson Rech foi expulso. Maicon saiu do gol e Osmarzinho deu um belo toque de cobertura, quando a bola ia entrando, o fixo santa-helenense cortou com a mão e foi mais cedo para o chuveiro. Uma pequena confusão se armou, mas logo foi controlada.

O pênalti foi anotado. Rafa Kerber chutou forte e Maicon defendeu com o peito. Com a expulsão de Edson Rech, Santa Helena ficou com 3 jogadores em quadra, e aguarda os dois minutos para a entrada do quarto atleta. Com um a menos, Rechinho teve uma grande chance para empatar. O ala roubou a bola no meio da quadra e livre, avançou em direção ao gol, sozinho com o goleiro o santa-helenense chutou para fora. Como castigo, na sequência, Santa Helena tomou o segundo gol, anotado por Maicon Schaffer. 2x0 Cataratas.

Santa Helena se perdeu em quadra após o segundo gol e o Cataratas aproveitou. Na sequência aconteceu o terceiro, um gol que mostrava exatamente como Santa Helena estava na partida. A bola foi chutada cruzada e Maicon defendeu. A redonda sobrou limpa para Gabrielzinho. O ala santa-helenense foi dominar e escorregou, atrás dele estava o rondonense Osmarzinho, que também caiu no lance e mesmo no chão conseguiu empurrar para o gol aberto, 3x0 Cataratas. O quarto foi na sequência. Rafa Kerber rolou para Amarelinho, que com o canto aberto ampliou para 4x0 e fim do primeiro tempo.

O segundo tempo começou e Santa Helena veio com força para diminui o marcador. A bola cismava em não entrar. No primeiro lance, Adautinho rolou para traz e Neguinho emendou. A bola bateu na trave e em cima da linha, mas não entrou. Com persistência, Santa Helena chegou às redes. Após boa bola trabalhada Adautinho chutou e redonda desviou em Gabrielzinho, 4x1. Na sequência, novamente Adautinho emendou e a bola desviou, 4x2.

Era a reação de Santa Helena? Não. Mesmo empolgando a torcida e reacendendo a esperança, o Cataratas desandou a fazer gols. Amarelinho mais duas vezes aumentou a conta para 6x2. Gabrielzinho ainda fez um belo gol. Ele pedalou, limpou a marcação e na saída do goleiro, quase sem ângulo deu um ganchinho na bola, marcando o terceiro gol santa-helenense. Mas a equipe rondonense tratou de liquidar a fatura, novamente ele, Amarelinho, decretou a eliminação de Santa Helena, placar final Cataratas 7x3 Santa Helena.