Futsal: Itaipulândia domina e vence Santa Helena nos JAPs

A seleção santa-helenense de futsal masculino deu adeus ao sonho de conquistar o título da fase regional dos Jogos Abertos do Paraná. Santa Helena foi superada por 2x0 pela forte equipe de Itaipulândia, uma das favoritas ao título dos JAPs. A equipe do município foi amplamente dominada e não suportou a forte pressão adversária. Agora, Itaipulândia tem pela frente Nova Santa Rosa, que avançou às semifinais dos JAPs, após vencer Pato Bragado.


O jogo

Disputando a Chave Prata do Campeonato Paranaense de Futsal, Itaipulândia era favorita na partida. E o que era previsto aconteceu. Santa Helena começou atrás, se segurando muito bem na defesa e apostando nos contra-ataques. As jogadas de Itaipulândia não furavam a defesa santa-helenense, até que em uma falta, em um lance simples o placar foi inaugurado.

Edson Rech fez falta em cima de Papão, na entrada da área. Na cobrança a bola foi rolada para o lado e o camisa 10, Guilherme chegou batendo e abriu o placar, 1x0 Itaipulândia. Santa Helena continuou na defesa para que o placar não fosse ampliado e o primeiro tempo terminou assim.

Com mais gás, os santa-helenenses voltaram para a segunda etapa adiantando a marcação. As chances foram aparecendo, mas eram desperdiçadas. Em uma delas, Adauto roubou a bola no meio e saiu, junto com Neguinho, contra um marcador. A chance era excelente para empatar, mas o ala decidiu chutar e mandou por cima.

O castigo veio com um velho conhecido. Papão, cria da casa, santa-helenense de sangue, aproveitou uma falha de marcação e saiu livre com o goleiro Maicon. Cara a cara, o pivô deu um leve toque tirando do arqueiro e ampliando o placar, 2x0 Itaipulândia. Santa Helena tentou ainda com goleiro-linha, mas sem sucesso, placar final Itaipulândia 2x0 Santa Helena.

Decisões

Na primeira partida, São Miguel do Iguaçu sofreu, mas conseguiu avançar. A equipe superou nas penalidades Terra Roxa por 4x2, após empate em 3x3 no tempo normal. SMI saiu perdendo por 2x0, se recuperou e empatou. Terra Roxa marcou o terceiro cobrando tiro livre. O empate veio com o goleiro linha, que acertou um lindo chute no ângulo.

Em seguida, Nova Santa Rosa bateu Pato Bragado em um jogo que tinha tudo para ser fácil, porém não nos JAPs. Nova Santa Rosa abriu 3x0 no marcador, mas Pato diminuiu marcando dois gols, deixando o placar 3x2. No final do jogo foi só pressão bragadense. Mesmo com o goleiro linha o empate não veio e vaga ficou com NSR.

O terceiro jogo foi o menos emocionante da noite. Palotina deu um show em quadra e superou Assis Chateaubriand. Comandado pelo camisa 10 Robinho, os palotinenses aplicara, ao natural, 9x3 e garantiu a classificação para as semifinais.

Programação

Neste sábado acontecem as semifinal do futsal masculino e feminino. As partidas ocorrerão no Ginásio de Esportes Alcindo Terol em Sub-Sede. No feminino, às 18 horas, Ouro verde do Oeste pela São Miguel no Iguaçu. Após, às 19h10, Palotina encara Santa Terezinha de Itaipu.

As semifinais do futsal masculino ocorrem a partir das 20h20, entre Palotina e Assis Chateaubriand. O último jogo da noite será entre Itaipulândia e Nova Santa Rosa, marcado para acontecer às 21h30. As grandes finais serão na manhã de domingo (13), com inicio as 8 horas, com as disputas pelo terceiro lugar.