Divisão A: JAPs em Toledo receberá 82 delegações

A Secretaria de Estado do Esporte e Turismo (SEET) divulgou esta semana a relação dos municípios que enviarão atletas para a 57ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s). 82 delegações de todo o Paraná disputarão as 21 modalidades, sendo que a maior delas é a maringaense com 464 atletas, seguida por Toledo, 439, e Cascavel, 409. Os Jogos Abertos acontecem entre os dias 19 e 27 de setembro e é a maior competição oficial do Paraná, envolvendo aproximadamente cinco mil pessoas entre atletas, dirigentes e arbitragem.

Para a Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo (SMEL) a preparação é dupla. “Temos que organizar tanto as equipes da casa que irão para as disputas, quanto as estruturas”, comentou a secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa. Segundo ela, diversas ações como estruturação, organização do congresso técnico e da cerimônia de abertura seguem em ritmo de preparação.

O congresso técnico acontece no dia nove de setembro, às 9h, no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura. O evento terá transmissão ao vivo pela Rádio e Televisão Educativa do Paraná (e-Paraná). São esperados entre 100 e 120 representantes, sendo obrigatória a presença de pelo menos um dirigente de cada um dos municípios que participam dos JAP’s. Neste dia serão definidos os grupamentos para os jogos e os representantes dos municípios poderão conhecer os alojamentos das delegações, que serão acolhidas em escolas municipais e estaduais.

Outro momento com a preparação em andamento é a cerimônia de abertura, que será realizada no Ginásio de Esportes Alcides Pan, no dia 19 de setembro, às 20h. A Associação Toledana de Ginástica Rítmica e os professores do Projeto de Ritmos Coreografados da SMEL organizam as apresentações artísticas que irão acontecer durante a sessão. “Os ensaios serão nos dias que antecedem a cerimônia”, explicou Marli.

 Esporte como política pública

O esporte atualmente é considerado uma política pública de promoção da qualidade de vida e lazer da população toledana. Conforme o prefeito Beto Lunitti, a sediação da 57ª edição dos Jogos Abertos do Paraná demonstra a capacidade do município no setor. “Por conta da condução e do modelo implantado na Secretaria de Esportes e Lazer, eu como prefeito não tive nenhuma dúvida de que nós estávamos preparados para receber os atletas de todo o Paraná nos Jogos Abertos. Isso requer um esforço do governo e da SMEL para que as delegações sejam bem recebidas, e que nós, a partir da estrutura que temos e do que ainda podemos complementar, possamos realizar o melhor JAP’s até então”.

 Estruturas

A preparação para receber bem atletas e dirigentes que irão competir nos Jogos Abertos fez com que a Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo (SMEL) investisse aproximadamente R$ 1,3 milhão em reformas. As principais intervenções aconteceram nos Ginásios de Esportes Hugo Zeni, que irá acolher o voleibol, e Jaime Zeni, casa do basquete. Em ambos foram realizadas reformas nos telhados, com aplicação de manta asfáltica, melhorias gerais em arquibancadas e vestiários, bem como a instalação de pisos flutuantes, atendendo as exigências das principais ligas esportivas do mundo.

 “São praças esportivas que terão as condições de receber competições de qualquer nível”, frisou a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa. Outros locais passaram por reformas como os Ginásios Aldanir Angelo Rossoni (CCR), no Jardim Coopagro, Lauri José Simon, no Jardim Panorama, e Euzébio Garcia, na Vila Pioneiro. “Também tivemos obras nas piscinas públicas, no Estádio Municipal XIV de Dezembro e todos os locais que irão abrigar competições dos JAP’s”, salientou.

 Marli também destacou o trabalho intersetorial para que os JAP’s sejam um sucesso dentro e fora das quadras. “A sediação foi algo discutido no âmbito do governo municipal e conta com o apoio de todas as secretarias municipais, entre elas a de Educação, Habitação e Urbanismo, Comunicação Social, além da SMEL”, afirmou.

 Preparação das equipes

Muitos treinamentos e o incentivo às modalidades para participarem de campeonatos estaduais e regionais. Nesta ótica foi pautada a preparação das equipes toledanas visando os Jogos Abertos do Paraná. Toledo terá a segunda maior delegação – 439 atletas – ficando atrás apenas de Maringá. “Temos a oportunidade de participar de todas as modalidades e vamos ter atletas disputando todas elas”, comentou a secretária Marli Costa.

 Os destaques, segundo ela, ficam por conta da ginástica rítmica e algumas modalidades coletivas que voltaram a participar de competições estaduais. “Temos o voleibol e o handebol, no masculino e feminino, e o futsal masculino que retornaram aos campeonatos, além da ginástica onde Toledo tem um domínio no cenário paranaense”. Além disso, Marli destacou também o vôlei de praia feminino que no ano passado alcançou a medalha de prata no JAP’s em Cascavel.

 “Temos sido incansáveis na valorização ‘das pratas da casa’ e em nenhuma modalidade teremos importação de atletas”. Esta política propicia uma valorização dos cidadãos e promove a motivação dos alunos das escolinhas. “Alguns municípios convidam competidores para representar suas cores, mas esta prática não acontece em Toledo”.  Esta motivação dos toledanos fica evidenciada nos treinamentos. “Tenho equipes fazendo a preparação a partir das 22h e seguindo até o início da madrugada”, comentou.

 Desenvolvimento Econômico

Entre os eixos de atração dos Jogos Abertos do Paraná 2014 está a movimentação econômica do comércio local. Segundo o prefeito Beto Lunitti, a presença das delegações, com cerca de cinco mil pessoas e os visitantes que virão a Toledo para a competição devem potencializar o setor. “A rede hoteleira e o consumo em restaurantes, bares e lojas, enfim, tudo se modifica de forma positiva. É evidente que o município abre as portas para esse evento e consequentemente receba os benefícios econômicos através dos seus impostos”.



(Lance a Lance)
Tags