Divisão A: Toledo acerta detalhes para os Jogos Abertos do Paraná

Os preparativos para a 57ª edição dos Jogos Abertos do Paraná – Divisão A – continuam a todo o vapor em Toledo. Sede da competição pela 7ª vez na história, de 19 a 27 de setembro o município vai respirar esporte. Para que tudo transcorra bem, nesta quinta-feira (11) os profissionais da Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) participaram de uma reunião para finalizar detalhes sobre a organização das praças esportivas.

Com a cerimônia de abertura, na sexta-feira (19), a partir das 20h, no Ginásio de Esportes Alcides Pan, todos os professores é técnicos desportivos estarão envolvidos. Foram definidos os responsáveis pela organização do desfile das delegações e outros detalhes sobre as apresentações que acontecerão durante o evento.

- Teremos todos os profissionais envolvidos com estas ações e queremos que tudo aconteça dentro do previsto. Vamos utilizar o (Ginásio de Esportes) Hugo Zeni para abrigar os atletas antes deles participarem da cerimônia - explicou.

 Sobre o atendimento aos locais de competição, a secretária da pasta, Marli Gonçalves Costa, informou que cada praça esportiva terá um professor responsável em manter tudo funcionando de forma adequada.

- Queremos que todos os atletas tenham o melhor atendimento- Marli ainda pediu que os professores auxiliem os técnicos desportivos da SMEL que estarão atuando com as equipes de rendimento do município.

Histórico das sediações em Toledo

A história de Toledo como sede dos Jogos Abertos do Paraná começou em 1979, na 23ª edição da competição. Na ocasião, para as disputas, foi edificado o Ginásio de Esportes Alcides Pan, que agora, 35 anos depois, será o palco da cerimônia de abertura. Na ocasião, os toledanos conquistaram três ouros – bolão, futebol e tiro ao alvo masculino; uma prata – voleibol feminino; e um de bronze – futsal masculino. Após 11 anos, pela segunda vez, Toledo acolheu os atletas de todo o Paraná. As disputas aconteceram entre os dias 19 e 28 de outubro de 1990. Nesta edição dos JAP’s, Toledo não conquistou nenhuma medalha de ouro, mas chegou ao segundo lugar do pódio com o tiro ao alvo masculino e ficou com os bronzes no bolão, na natação e no futebol, todas no naipe masculino. Nestas duas edições a competição era disputada somente na divisão A.

Ainda na década de 90, em 1999, os Jogos Abertos voltaram à Toledo. Nesta edição Toledo foi ao pódio em sete ocasiões. Foram dois bronzes – natação masculino e feminino; duas pratas – basquete e bolão feminino; e três ouros – futebol feminino e bolão e tiro ao alvo masculino, conquistadas na Divisão A. Neste ano, Toledo já recebeu a divisão de elite e também os jogos do acesso. Sediando pela quarta vez as Divisões A e B, desta vez apenas dois anos após a última vez em que acolheu os JAP’s, em 2001, Toledo alcançou medalhas de bronze na bocha masculino, no tênis de mesa masculino e no judô feminino. A prata veio com o tiro ao alvo masculino e os ouros chegaram com bolão feminino e masculino. Estas medalhas foram alcançadas na elite do esporte paranaense.

Sempre elogiada por suas praças esportivas, em 2007, Toledo recebeu novamente o esporte paranaense na edição que marcou os 50 anos dos JAP’s. A fase final dos Jogos Abertos, Divisão A e B, trouxe ao município 6.168 competidores de 110 cidades, disputando 16 modalidades – atletismo, basquetebol, bocha, bolão, ciclismo, futebol, ginástica rítmica, futsal, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Toledo conquistou o ouro na bocha feminino e na ginástica rítmica; a prata no bolão e no vôlei de praia feminino; e o bronze no judô feminino; o que deu ao município a 5ª colocação geral na competição. Na última vez que Toledo recebeu os JAP’s, em 2011, aproximadamente sete mil atletas participaram da competição. Disputando as divisões A e B Toledo conquistou, na Divisão A, o título da ginástica rítmica e o terceiro local no bolão feminino.



(Carlos Rodrigues)
Tags