Chave Ouro: equipes se preparam para os play-offs

Neste final de semana, inicia a fase mais importante do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro. A partir de agora, cada jogo é uma decisão na briga pelo título estadual. A primeira rodada das Quartas-de-Final será disputada na sexta-feira (dia 10), no sábado (11) e na segunda (13), com quatro jogos. Nas próximas semanas acontecem as partidas de volta (18/10 e 01/11) e, caso sejam necessários jogos extras (no caso de vitórias alternadas ou dois empates), estes serão disputados no dia 5 de novembro.

Confira os detalhes dos confrontos deste fim de semana:

Dia 10/07 (sexta-feira)
20h – Copagril/Sempre Vida/Marechal Cândido Rondon x Umuarama Futsal (Ney Braga)

Um dos confrontos que mais chama a atenção nesta fase é o choque entre duas equipes da Liga Futsal. Copagril e Umuarama disputam uma vaga para as semifinais, em um dos principais clássicos do futsal paranaense.

Como fez uma campanha melhor durante a competição, os umuaramenses terão a vantagem de decidir em casa o play-off. No entanto, os rondonenses não estão fora do páreo, pois em 2013, encararam o Umuarama em uma situação muito parecida nas semifinais, tendo que decidir a vaga fora de casa e, mesmo assim, chegando à final. Naquela ocasião, as equipes empataram em 2x2 em Marechal. A virada da Copagril veio em pleno ginásio Amário Vieira da Costa, em uma goleada de 6x2.

Se depender do retrospecto da temporada 2014, o confronto deverá ser muito equilibrado. As equipes se enfrentaram três vezes, com uma vitória da Copagril (3x1, pela Liga Futsal), uma vitória do Umuarama (2x1, pela Chave Ouro) e um empate (3x3, no Torneio dos Campeões).

A única ausência de ordem disciplinar, será a do ala William, da Copagril, que foi expulso na última partida de sua equipe na segunda fase, contra o Guarapuava.

Dia 10/07 (sexta-feira)
21h – Ciagym Maringá x Muffatão/Sol do Oriente/Cascavel Futsal (Chico Neto)

Outro confronto que deve reavivar uma velha rivalidade é Cascavel x Maringá. As duas equipes vem fazendo jogos equilibrados nas últimas temporadas, mas nesta decisão, quem leva a vantagem de decidir em casa é o Cascavel, que fez uma campanha mais regular durante o certame.

Mesmo assim, o técnico Ney Victor alerta que é necessária muita atenção para não cometer erros: “Agora é a fase das decisões. Não podemos errar. Enfrentamos um adversário muito difícil, muito experiente. Temos de nos apresentar muito bem, jogar muito. Vamos trabalhar esta semana para irmos a Maringá na força máxima e trazer um bom resultado Isso é fundamental para as nossas ambições,” afirmou o treinador que terá o retorno do ala Ricardinho, mas segue sem contar com o pivô Jaison, lesionado.

O time de Maringá tentará aproveitar ao máximo o fator casa, para sair na frente do confronto. Segundo informações, a equipe da Cidade Canção, que passou por muitas dificuldades financeiras durante a temporada, perdendo jogadores importantes , já tem uma situação bem mais estável e espera surpreender o rival para avançar na competição.

No único encontro entre as duas equipes na Chave Ouro deste ano, quem levou a melhor foi a equipe de Maringá. Mesmo jogando no ginásio da Neva, pela última rodada da primeira fase, os visitantes venceram por 2x1.

Dia 11/07 (sábado)
20h30 – Notável Móveis/ Ampére Futsal x Poker/Guarapuava Shopping/Óleo Leve (Rondinha)

Apesar de ter feito a melhor campanha nas duas fases classificatórias e chegar como favorito aos play-offs, o discurso da equipe do Poker/Guarapuava Garden Shopping/Óleo Leve é de muito respeito ao time do Notável Móveis/Ampére Futsal. Mesmo passando por dificuldades de elenco (após a saída de vários atletas, restam apenas oito jogadores profissionais), a expectativa é de um play-off muito difícil, principalmente no jogo de ida, na cidade de Ampére.

O discurso se justifica, principalmente, pelos resultados entre as duas equipes na temporada. Foram dois encontros: no começo da temporada, pelo Torneio dos Campeões, uma vitória apertada do Guarapuava por 2x1, só definida nos instantes finais do jogo. No outro encontro, pela primeira fase da Chave Ouro, o Ampére empatou em 1x1, em pleno ginásio Joaquim Prestes. Também nesta partida, os guarapuavanos conseguiram marcar apenas no finalzinho, evitando a derrota.

Para motivar os atletas que restaram no elenco amperense, a diretoria espera casa cheia no ginásio da Rondinha. Uma carga de mil ingressos foi colocada à venda e a expectativa é de que todos os bilhetes sejam comercializados até o final de semana.

Outro detalhe é que, entre o jogo de ida e o jogo de volta, a equipe guarapuavana jogará seis partidas pela segunda fase da Liga Futsal. A mini-maratona de jogos poderá ser mais um fator favorável ao time do sudoeste, que está focado apenas no estadual.

Dia 13/07 (segunda-feira)
20h30 – Foz Cataratas x Cresol Marreco Futsal (Costa Cavalcanti)

Animado com os últimos resultados no estadual, o Cresol Marreco, que terá time completo à disposição, está organizado uma excursão para levar 50 torcedores ao primeiro jogo do play-off, em Foz do Iguaçu. O custo será de R$ 40,00 por pessoa, incluindo janta: “É um momento importante para o time e a gente sabe a importância dos torcedores para os atletas. Se conseguirmos um bom resultado fora de casa, o caminho para a semifinal pode não ficar tão difícil,” afirmou o supervisor do Marreco Cleder de Moura.

Do lado do Foz Cataratas, o grande trunfo estará no banco de reservas. É que o técnico Fabinho Gomes conhece profundamente o adversário, já que montou a equipe do Marreco para a temporada, dirigindo o time durante todo o primeiro semestre: “Enfrentaremos uma equipe de muita qualidade, com um treinador experiente (Nelsinho Bavier) e decidindo em casa. Isso só aumenta a nossa responsabilidade de vencer a primeira partida e reverter à vantagem,” pontuou.

No estadual deste ano, houve equilíbrio no encontro entre as duas equipes: empate de 1x1 na cidade de Foz do Iguaçu. As equipes voltaram a se encontrar recentemente nos Jogos Abertos do Paraná, com os iguaçuenses levando a melhor em duas oportunidades.



(Clique Esporte)
Tags