Toledo: Competição inédita vai reunir fotógrafos e ciclistas em rally de regularidade

Um evento inédito será realizado em Toledo, no dia 29 de novembro, reunindo esportistas amadores e aficionados por bicicletas e fotografias. É o 1º. Bike Rally Fotográfico, uma prova de regularidade, por equipes, que vai percorrer um trajeto de aproximadamente 10 quilômetros pelas ruas da cidade.
O evento é uma realização dos alunos de Jornalismo da Faculdade Sul Brasil (Fasul), com apoio do Tolelama, Polícia Militar, Guarda Municipal e prefeitura de Toledo.

Para participar, basta entrar no site do evento (www.rallyfotografico.com.br), clicar na aba “Inscrições” e preencher um formulário. Cada equipe precisa ter três competidores e cada um deles terá que fazer a própria inscrição. O custo da inscrição é a doação de 15 quilos de alimentos não perecíveis, que serão integralmente revertidos pela organização para a Associação Promocional Assistencial (APA) de Toledo, Lar dos Idosos. Os alimentos deverão ser entregues na própria faculdade para que as equipes efetivem as inscrições.

A ideia nasceu em sala de aula, durante discussões de temas como mobilidade urbana, sustentabilidade, saúde e a importância da comunicação social como animadora da agenda pública. Com o evento, os alunos querem chamar a atenção da sociedade para assuntos relevantes como os modais alternativos para o transporte, a necessidade de se reduzir a emissão de poluentes e a prevenção de doenças através de práticas esportivas simples, como caminhadas, corridas e passeios de bicicletas.

Ao discutir esses temas, os alunos chegaram à conclusão que uma prova esportiva de bicicleta seria a melhor opção. Como a ideia era assegurar a participação de todos e não apenas atletas, optou-se pela modalidade de rally de regularidade, ou seja, não é uma corrida. “A bicicleta é uma alternativa interessante para a mobilidade urbana e faz parte da tradição cultural da região, que precisa ser preservada. Ao pedalar, as pessoas estão fazendo exercícios e isso é positivo para a saúde. E durante os passeios, podem aproveitar para treinar o olhar para ver a realidade à nossa volta. E a fotografia ajuda muito. Então juntamos tudo isso num único evento”, diz o coordenador do curso de Jornalismo da Fasul, o professor Lougan Manzke.

Outra preocupação dos alunos com o evento é chamar a atenção de motoristas e ciclistas para aumentarem os cuidados durante a condução de veículos, com a intenção de preservar a vida. “O trânsito é um espaço de convívio social. E quando todos se respeitam e agem de forma a proteger os mais frágeis, a sociedade ganha”, afirma uma das coordenadoras do evento, a aluna Mirely Weirich.

Prova

O Bike Rally Fotográfico não é uma corrida. Será uma prova de regularidade, em que as equipes terão que percorrer o trajeto dentro de um determinado tempo. O roteiro só será conhecido pelas equipes momentos antes da largada, durante uma reunião de briefing sobre segurança e orientações técnicas. Na medida em que a equipe faz a prova abaixo ou acima do tempo determinado, perde pontos. As equipes que perderem menos pontos durante o percurso, serão as vencedoras do rally. Todos os participantes receberão certificados emitidos pela Fasul.

Na largada, as equipes vão receber a planilha (mapa) de orientação, quando conhecerão o percurso e também vão receber a pauta fotográfica, ou seja, que tipos de fotos terão que realizar durante a prova. Ao fechar o circuito, na recepção dos atletas, as equipes poderão baixar as melhores fotografias de cada tema. Só serão consideradas fotos digitais, capturadas em qualquer tipo de dispositivos, como Câmeras amadoras, profissionais ou mesmo celulares e smartphones (os participantes devem levar cabos necessários para a transferência das imagens para os computadores da organização). Essas fotos, que serão identificadas por números, serão encaminhadas para uma comissão julgadora, com fotógrafos profissionais e especialistas, que vai escolher as melhores. O resultado do concurso fotográfico será conhecido uma semana depois da realização do Bike Rally.

As melhores fotografias serão ampliadas e deixadas em exposição, com os devidos créditos autorais, em diversos pontos públicos da cidade, como a Fasul, Câmara de Vereadores, Prefeitura de Toledo, agências bancárias. A prova vai acontecer na manhã do dia 29 de novembro, um sábado. A largada vai começar as 9 horas, na Fasul. As equipes vão largar uma a uma, com intervalo de tempo definido pela coordenação.

Todas as equipes devem estar na faculdade uma hora antes do início da prova, às 8 horas, quando será realizada a reunião técnica, ocasião em que serão verificados os documentos e feito o briefing de segurança. Nessa reunião, todos os participantes assinam termos de responsabilidade para participar do evento, termos de cessão de direitos autorais para que as fotos possam ser expostas e usadas pela organização do evento. Os menores de idade deverão, nessa reunião, entregar a autorização expressa dos pais ou responsáveis para poderem participar do evento.

Os vencedores do Rally receberão troféus e todos os participantes receberão certificado de participação, válido como horas extracurriculares. Os alunos da Fasul enviaram cartas de patrocínio para diversas empresas da cidade buscando apoios e adesão para a realização do evento. Interessados podem entrar em contato pelo email assessoria@rallyfotografico.com.br.

Coordenação do curso Comunicação Social FASUL – Lougan Manzke
Coordenador do evento – Prof. Claudemir Hauptmann
Para mais informações e contato
www.rallyfotografico.com.br
assessoria@rallyfotografico.com.br



(Mayara Schaffner/Assessoria)