Emoção: Santa Helena vira nos segundos finais sobre Guaíra e garante liderança geral da Série Bronze


Foi com muita emoção a última partida do Santa Helena Futsal na fase de grupos da terceira fase da Série Bronze. Os ingredientes, que já apontavam para uma grande confronto contra Guaíra, foram potencializados por uma gigantesca dose de emoção e sofrimento, com direito a virada nos minutos finais e garantia da melhor campanha da competição. A vitória monumental, que levou ao delírio toda torcida santa-helenense, dá moral para as quartas de finais. O placar de 4x3 manteve os 100% de aproveitamento em casa e credencia a equipe comandada pelo técnico Cidrão a decidir o duelo mata-mata, contra Jardim Alegre, no Ginásio do Bairro Vila Rica. 

O jogo

O jogo, como era de se esperar, foi quente do início ao fim. Confusão entre jogadores, arbitragem, expulsões, gol polêmico... Teve de tudo um pouco e que fez valer o tamanho e a importância desse duelo para santa-helenenses e guairenses. Guaíra abriu o placar logo cedo com Pipoca. Ele aproveitou jogada ensaiada em escanteio e fechou no segundo poste para só empurrar, 1x0. O empate veio com Caça logo depois. Ele roubou a bola na quadra ofensiva, tocou em Wanderson que devolveu. Caça finalizou, o goleiro Farias defendeu, mas na sobra o camisa 12 mandou para as redes, 1x1.

Dentro de quadra os ânimos estavam a flor da pele, ninguém aliviava, pois as duas equipes precisavam da somar pontos para conseguir a primeira colocação do grupo. Entre uma confusão e outra, o ala Peracchi, um dos melhores jogadores da partida até então, acabou sendo expulso. Ele discutiu com o ala Carlinhos e ambos receberam amarelo, mas o jogador de Guaíra já tinha e tomou o vermelho. Mesmo com a superioridade numérica dentro de quadra, Santa Helena não conseguiu virar o duelo. 

O segundo tempo começou na mesma intensidade que o primeiro, inclusive com gol de Guaíra. Adauto cometeu falta e acabou sendo expulso pelo segundo cartão amarelo e deixou Santa Helena com um jogador a menos. Na cobrança, Pipoca recebeu novamente passe no segundo poste e guardou, 2x1 e os visitantes novamente em vantagem. Santa Helena conseguiu empatar com Wanderson. Papão, que fazia sua estreia na equipe, cobrou lateral e encontrou o capitão livre e só empurrou, 2x2. 

Guaíra pulou novamente à frente do marcador com um gol que gerou muita reclamação de Santa Helena. Deivid acertou um lindo chute, a bola deu no travessão e quicou, segundo a arbitragem, dentro do gol do goleiro Sapinho, 3x2. Santa Helena foi para cima para tentar igualar o marcador, mas parava na boa defesa adversária ou no goleiro Farias. Nos segundos finais tudo mudou.

Restando menos de 30 segundos para o fim do jogo a vitória de Guaíra era eminente, mas em um lance rápido de Wanderson o empate veio. Ele cobrou lateral rapidamente tentando uma bola pra Xitão no segundo poste, a cobrança bateu na defesa de Guaíra e voltou para o ala. Ele levou a bola, e aproveitando a desorganização adversária, chutou. A bola desviou em Xitão e foi para o fundo das redes para empatar, 3x3 e delírio total no ginásio do Bairro Vila Rica.

Na saída de jogo Guaíra colocou goleiro linha para tentar a vitória, e ela veio, mas para Santa Helena. Guto roubou a bola e entregou para João Lucas que guardou com o gol aberto, 4x3 e virada heroica dos comandados pelo técnico Cidrão.

Quartas de finais

Classificado em primeiro lugar do grupo com 16 pontos e com 100% de aproveitamento em casa, Santa Helena tem uma campanha impecável. Alcançou a maior pontuação da terceira fase, a melhor média de gols average, tem a melhor defesa, o melhor saldo e é o segundo melhor ataque. E colocará tudo isso em prova no primeiro duelo mata-mata da temporada.

Será contra Jardim Alegre, que ficou na segunda colocação do grupo atrás apenas de Quedas do Igualu que será adversário de Guaíra. O primeiro duelo contra Jardim Alegre será fora de casa, dia 2 de outubro, as 19h30. O confronto de volta das quartas, que valerá vaga para a Série Prata 2022, será dia 16 de outubro.

Confira todos os jogos da quartas da Série Bronze:

Quedas x Guaíra
AFCA Umuarama x Acau
Cianorte x Itaipulândia
Santa Helena x Jardim Alegre