Sem Aspirantes e com Feminino: Estão abertas as inscrições para o Amador 2022 em Santa Helena

A Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) de Santa Helena abriu as inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol Amador 2022 e com duas novidades: a ausência da categoria Aspirante e a criação do Feminino. As fichas para inscrição, tanto Livre, Veterano e Feminino podem ser retiradas na SMEL e nos Ginásios dos distritos. O congresso técnico está marcado para acontecer no  dia 3 de Março, às 18h30.

Há a expectativa de que na categoria Livre haja pelo menos cinco equipes. Os primeiros a se movimentarem foram o Incas, Real de São Roque, Água Verde de Moreninha e a grande novidade que é o Palmeiras. Tradicionalíssimo nos Veteranos, o Verdão de Santa Helena Velha disputou a categoria Livre pela última vez em 2012. Há a expectativa para a participação de mais um clube.

Fim dos aspirantes; novidade com o Feminino
A principal novidade fica por conta do fim da categoria Aspirante. E essa decisão já estava sendo analisada há anos pelos clubes e quem comandava o futebol santa-helenense. A extinção da categoria foi tomada na reunião que aconteceu ainda no mês de janeiro entre os clubes e a maioria decidiu pelo fim. 

Nos últimos anos, a SMEL e os clubes amadores tentaram, de diversas formas, 'salvar' a categoria Aspirante. Ações foram feitas como a diminuição da idade, saltando do tradicional Sub-21 para o Sub-17 em um ano e nos anos seguintes para o Sub-18, Sub-19 e até Sub-20. A última tentativa, no início de 2020, foi não restringir a idade e atletas das mais variadas faixas etárias poderiam disputar a competição. Mas nenhuma delas obteve o sucesso desejado. 

Em contrapartida, a criação do Feminino merece destaque. Pela primeira vez na história haverá um Municipal de Futebol Amador para a categoria. Seja em distritais de futsal ou society ou municipal das modalidades, as meninas santa-helenenses sempre foram muito ativas e agora terão um novo campeonato para disputar.