Formado em Toledo, Piá é campeão brasileiro de basquete no NBB



No dia 18 de junho, o SESI Franca de São Paulo se tornou tetracampeão do NBB (Novo Basquete Brasil) em cima do KTO Minas. A equipe fechou a série em 3 a 1 e conquistou o quarto título de sua história na competição.

No elenco, um menino que cresceu na região oeste do Paraná. Para os paranaenses um “piá”, e assim é conhecido Dudu Lazarini pelos companheiros e público em geral.

Piá nasceu em Campo Largo - PR mas com menos de 2 anos se mudou para Toledo, cidade onde cresceu e se desenvolveu no basquete, iniciando sua trajetória na modalidade aos 9 anos na escolinha da ABATOL - Associação de Basquete de Toledo.

Lá, Dudu que joga como ala, conquistou a Taça Paranaense e Liga Oeste e pelo seu desempenho chegou à Seleção Paranaense Sub-13 aos 12 anos de idade, por onde foi terceiro colocado do Sul Brasileiro de Seleções.

Ao SH Esportes, o atleta comenta que sempre soube junto de seu pai que em algum momento teria que ir à São Paulo buscar mais visibilidade e investimento: “de primeira, a opção era fazer uma peneira no Palmeiras porém conseguimos uma ponte com o SESI Franca através de um técnico de Curitiba, Adair Rocha”.

Rocha era ex-jogador da equipe e conseguiu contato com a mesma para que o também paranaense Dudu fizesse alguns testes - todos com aprovação.

Piá chegando em São Paulo para os primeiros testes no SESI Franca, aos 13 anos 


Chegando em outro estado, no ano de 2019, logo as diferenças surgiram, principalmente no dialeto: “meu sotaque era bem diferente dos outros garotos, eu falava bastante ‘piá’, ‘piazada’ e eles achavam estranho, não entendiam nada. A partir daí me apelidaram de ‘Piá’ “, conta o jogador.

Pelo SESI Franca, Piá foi campeão paulista sub-18 no ano de 2022. Na atual temporada, ele disputa com a equipe o Paulista Sub-20 e tem se destacado com uma média por partida de 17.8 pontos, 4 assistências e 4.5 rebotes.

O atleta de 19 anos está em 2º lugar entre os cestinhas do campeonato onde o time ocupa a 4ª posição com 9 vitórias em doze jogos.

No NBB, Piá não atuou com tanta frequência mas participou de diversos confrontos na campanha do título da equipe. O toledense de coração é mais um dos grandes talentos da região oeste do Paraná que tem um brilhante futuro e mostra que todo o esforço em busca do seu sonho vale a pena.


Dudu com a medalha do título do NBB 2025