Santa Helena recebeu no último final de semana uma presença ilustre. Alexsandro “Massinha”, irmão do ex-jogador Alexandre Pato, acompanhou o duelo entre Celeste e Nacional pela 12ª rodada do Amador na categoria Livre.
QUEM É ALEXSANDRO
Alexsandro é natural de Pato Branco - PR, filho de Geraldo e Roseli, e irmão de Gisele e Alexandre Pato. O amor pelo esporte vem de família, já que seu pai foi jogador de futebol profissional, Alexsandro chegou a jogar no Grêmio, sua irmã que hoje é fisioterapeuta jogou futsal e seu irmão, Pato, despontou para o mundo sendo atleta.
Alexsandro integrou as categorias de base do Tricolor Gaúcho e nisso, um ex-técnico dele o convidou para praticar Atletismo. Nisso, Alexsandro passou a treinar e a jogar, começando pela fase Municipal dos Jogos Escolares onde se destacou e foi campeão. Então cada vez mais o menino gostava da modalidade e praticava diversas provas como 100m, 200m, salto em distância, revezamento 4x100 entre outros.
O pato-branquense foi campeão no mesmo ano da fase Estadual e então foi para o Brasileiro, onde também ficou com o 1º lugar e se classificou para o Sul-Americano na Bolívia.
Além disso, ele também tem títulos estaduais no Adulto e nos Juniores, Jogos Abertos e até mundial.
RECORDES
Alexsandro fez história no Atletismo e obteve recordes em salto em distância à nível estadual, nacional, sul-americano no 4x100 e colecionou a partir daí diversas passagens pela Seleção Brasileira.
Ele conta ao SH Esportes que ficou a dois centésimos de disputar as Olimpíadas de Sydney, na Austrália.
ORIGEM DO APELIDO “MASSINHA”
Alexsandro Massinha. Assim ele é conhecido até hoje, sendo inclusive seu nome em sua conta oficial, mas o apelido veio ainda quando atleta em um Paranaense Adulto: “na época usavam muito os suplementos Mega Mass e aí começaram a me chamar de Massa, porém como eu era pequeno chamavam de Massinha e aí pegou”, detalha ele
O INÍCIO DE PATO
Em meio ao despontar de Alexsandro no Atletismo, seu irmão Alexandre ainda menino foi levado pelo pai Geraldo para um período de testes no Internacional, onde mais tarde ele viria a ser um dos grandes nomes de sua geração e ser conhecido como “Pato”.
FRUSTRAÇÕES E APRENDIZADO
Em meio a carreira de atleta, Alexsandro revela que recebeu o convite para servir o Exército. Lá, apesar de competir e vencer várias competições, ganhou muito peso e se lesionou.
Ele conta que por conta disso desistiu de sua carreira no esporte e se dedicou apenas a servir o Exército, o que gerou uma enorme decepção em si mesmo.
Paralelamente, Alexandre Pato estava se destacando no Internacional e ganhando holofotes de todo o país. Tudo isso gerou em Alexsandro o desejo de recomeçar e fazer algo pensando em seu futuro.
ENVOLVIMENTO COM O FUTEBOL PROFISSIONAL
Alexsandro passou a cursar Educação Física onde teve a oportunidade de treinar equipes de vôlei, futsal e futebol, fez pós-graduação na área de futebol e futsal e chegou a concluir um Mestrado.
Ele conheceu diversos atletas durante sua formação e com Pato colecionando passagens por vários clubes, Alexsandro também pôde se envolver nas rotinas de treinos e preparação física de atletas de alto rendimento.
Além disso, passou a desenvolver um desejo maior de observar possíveis talentos no esporte e indicá-los a clubes para terem uma chance profissional.
O INÍCIO DA MOVE
Alexsandro iniciou oficialmente a sua empresa - que lidera até hoje - vendendo seu apartamento para entrar com sócio na academia, e seu irmão Pato entrou no negócio comprando a outra parte: “foi uma virada de chave, saí de um ambiente que tinha cerca de 700 para outro de 2.000 metros quadrados”, revela Alexsandro ao SH Esportes.
Surgiu então a Move Fitness, uma rede de academias que deve contar em breve com 10 unidades no Brasil em diversas cidades, já que estão em processo de inauguração, caso de: Fortaleza, São José dos Campos, Rio Claro, Luis Eduardo Magalhães, Nova Bassano e em São Mateus do Sul - RS.
Além desses locais, existem negociações encaminhadas para também serem inauguradas unidades na cidade de Belém do Pará e até em Portugal: “o objetivo é termos 100 unidades em um ano e meio”, afirma Alexsandro.
VINDA A SANTA HELENA
Alexsandro comenta que veio à Santa Helena por motivos particulares e que durante a visita conheceu o professor Pedrinho, que o convidou para acompanhar o duelo entre Celeste e Nacional no Amador.
“Massinha” diz que dois jogadores chamaram sua atenção e ele está viabilizando testes para os mesmos em clubes pelo Brasil.
Mas, não foi somente isso que ele observou como possibilidade dentro do município. Ideias como amistosos beneficientes com a presença de estrelas do futebol, caso de Ronaldinho Gaúcho, Amaral, Viola, Perdigão, Gabiru, entre outros, podem acontecer em Santa Helena.
“Nós realizamos esses eventos em parceria com o município e identificamos alguma entidade carente para doar os valores ou produtos arrecadados, seja APAE, Centro de Idosos ou até mesmo bairros com maior carência. Queremos possibilitar à população conhecer seus ídolos de perto e movimentar a cidade com isso”, afirma Alexsandro.
Ele elogiou muito a cidade, estruturas dos campos e ginásios e se vê animado com a ideia de realizar eventos do gênero em um futuro próximo, envolvendo também empresários locais que queiram ser parceiros para divulgarem suas marcas.
![]() |
Ronaldinho é uma das estrelas que pode vir à Santa Helena em jogo beneficente/ Foto: Vitor Jubini A Gazeta |