Liga Futsal: Julgamento do Mandado de Garantia do Cascavel será nesta sexta

Na noite desta sexta feira (dia 25 de outubro) acontecerá uma verdadeira decisão na Liga Futsal 2013. A definição, porém, não será dentro da quadra e, sim, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva de Futsal (STJDFS). O Muffatão/Sol do Oriente/Cascavel Futsal contesta a classificação da equipe da Intelli/Orlândia-SP para as semifinais, com base no texto do regulamento da Liga Futsal 2013. Se o Tribunal decidir em favor dos paranaenses, a fase semifinal terá que ser revista, incluindo o Cascavel e anulando o resultado do primeiro jogo entre Intelli e Corinthians-SP, vencido pelos orlandinos pelo placar de 3x1.

Entendendo o caso

O confronto entre Cascavel e Intelli nas quartas de final foi dos mais equilibrados da competição nacional. O time do Paraná venceu o primeiro jogo por 4x1. Na partida de volta, no dia 5 de outubro em Orlândia, a Intelli venceu por 4x2 (3x1 no tempo normal e 1x1 na prorrogação), sendo confiormada, pela CBFS, como classificada às semifinais.

Alguns dias depois da eliminação, o Cascavel apresentou uma reclamação ao Comitê Executivo da Liga Futsal, com base no seguinte texto, presente no regulamento da Liga Futsal 2013: “Se ao término do período suplementar persistir o empate, estará classificado para a Fase Semifinal a equipe com o melhor Índice Técnico nos  grupos E, F, G e H”, correspondentes aos confrontos das quartas. Assim, na visão do Cascavel  o saldo de gols favorável deveria ter lhe classificado e não a Intelli.

No entendimento do Comitê, porém, a classificação foi do Orlândia, pois o termo índice técnico significaria apenas: “o quociente da divisão do número de pontos ganhos pelo número de jogos realizados.” Desta forma, o saldo de gols da fase não poderia ser levado em consideração e, sim, o índice técnico em toda a competição.

Com a negativa, Cascavel recorreu ao STJDFS, que acolheu o Mandado de Garantia, marcando o julgamento para o dia 21 e posteriormente adiando a reunião para o dia 25.

A equipe da Intelli, como parte interessada, também recolheu documentos e enviou ao Tribunal. O clube paulista é o atual campeão da Liga Futsal e aguarda a decisão para poder lutra pelo bicampeonato.



(Clique Esporte)
Tags