Chave Ouro: seis equipes já estão classificadas

O Campeonato Paranaense de Futsal (Chave Ouro) entrou na reta final da primeira fase. Faltam apenas quatro rodadas para que sejam definidas as 10 equipes que seguirão na competição, como será a composição dos grupos da segunda fase e quem será o campeão do Troféu Jorge Kudri (que é conferido à equipe com melhor campanha da primeira fase).

A 9ª rodada trouxe alterações na classificação. A mais visível, foi a mudança na liderança. Em Francisco Beltrão, o Poker/Guarapuava, que estava invicto e era o líder até então, perdeu por 4x2 para o Cresol/Marreco Futsal (5º colocado, com 14 pontos). O Cascavel Futsal, que estava em segundo, fez o dever de casa e venceu o Foz Cataratas por 3x2, chegando a 21 pontos e conquistando liderança isolada (com dois pontos a mais que o Guarapuava, que caiu para segundo).

A chance dos guarapuavanos reverterem esta situação será na próxima rodada. No próximo sábado (dia 24), Guarapuava e Cascavel fazem um confronto direto no ginásio Joaquim Prestes, em Guarapuava, para definir quem ficará mais próximo do título simbólico da primeira fase. Outra equipe que corre por fora é a Copagril/Marechal Cândido Rondon, que ainda tem seis partidas para cumprir (uma delas contra o Guarapuava) e pode chegar até 30 pontos (Cascavel pode chegar a 33 e Guarapuava a 31).

Com chances remotas, o Umarama Futsal (que venceu o Ciagim por 3x2 e chegou a 18 pontos) ainda pode sonhar com o Troféu Jorge Kudri, mas seria necessária uma combinação improvável de resultados para a equipe do noroeste terminar em primeiro lugar. Isso porque os umuaramenses só têm mais três jogos a cumprir, podendo chegar, no máximo, a 27 pontos.

Na parte de baixo da classificação, as duas maiores goleadas (Copagril 9x0 AEC/Clevelândia e Keima/Operário 10x0 ACF Futsal) diminuíram ainda mais as chances dos dois últimos colocados (que ainda não pontuaram) em tentar uma reação. Apesar de muito difícil, ainda é possível que AEC e ACF passem para a segunda fase. Mas à esta altura, tal feito só poderia ser encarado como 'milagre'.

Outro detalhe da rodada foi a reação dos mandantes em relação aos visitantes. em todas as partidas deste final de semana, os 'donos da casas' saíram vitoriosos, equilibrando a relação de vitórias entre mandantes e visitantes na competição. Mesmo assim, os visitantes ainda levam vantagem de 24 vitórias, contra 21 dos mandantes (seis partidas terminaram empatadas).

As duas goleadas, da Copagril e do Keima, também contribuíram para a melhora da média de gols marcados por jogo, que agora é de 5,37. Até agora foram anotados 274 gols nas 51 partidas, sendo que, até o momento, nenhum confronto terminou em 0x0.



(Clique Esporte)
Tags