Após reunião, punição ao São Clemente é reduzida mas clube fica com pontuação zerada no Amador

São Clemente passa de líder para penúltimo colocado no Livre / Foto: Nine Two Pics

Na noite da última quinta-feira (17) a SMEL (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer) realizou uma reunião com representantes de cada clube do Amador 2025 na categoria Livre em sua sede, a fim de tratar do principal assunto da semana na competição: a possível punição ao São Clemente, que se daria por ter um jogador irregular inscrito e atuante nas quatro primeiras rodadas, sendo este atleta o volante Messias. 


A possibilidade só veio à tona após o Celeste entrar com recurso, sucedendo um mesmo recurso do São Clemente contra o Palmeiras no Veterano - que depois foi retirado. O time da Vila no entanto manteve sua posição e por isso o time Clementino precisou comprovar o vínculo de Messias dentro do prazo de 48 horas, o que não aconteceu.


De acordo com o regulamento, o time com essa intercorrência sofreria uma severa punição: a perda de todos os pontos conquistados mais a perda de 3 pontos por cada partida que o jogador irregular atuou. No caso do São Clemente, a perda dos seus 10 pontos, mais os 3 por partida em que Messias atuou que seriam 12, totalizariam 22 pontos a menos na classificação.


Diante da situação, a Coordenação Técnica do Amador organizou a reunião para definir o que seria feito. Por maioria de votos, foi decidido que o clube perderá somente os seus 10 pontos e não 22, e os seus adversários nas quatro rodadas serão declarados vitoriosos. A medida faz o time cair da 1ª para a 6ª posição na tabela, ficando com a pontuação zerada. (VEJA ABAIXO)


Além da punição coletiva, também houve a individual para o volante Messias que fica agora impossibilitado de participar de qualquer competição organizada pela Secretaria pelo período de 6 meses.


A SMEL emitiu uma nota oficial nesta terça-feira (22) informando a decisão e afirmando que a mesma foi posta em documento assinado por todos os responsáveis pelos clubes presentes na reunião.





Além disso, a Secretaria rebateu em uma nota de esclarecimento algumas informações divulgadas pelos clubes em suas redes sociais. São Clemente, Real e Nacional se manifestaram sobre o ocorrido em seus perfis no Instagram. 



REGULAMENTO


O artigo 59 do regulamento da punição prevê a seguinte punição caso algum clube atue com jogador irregular no Amador de Santa Helena:


Art. 59:  A equipe que atuar com atleta irregular perderá 03 (três) pontos em todos os jogos em que houve a irregularidade, mais os pontos disputados na partida. O saldo de gols será mantido para efeito de artilheiro e defesa menos vazada.


§ 1º Se a Organização da competição entender pela desclassificação, conforme termo de decisão, a equipe individualmente considerada, terá todos os resultados obtidos na competição considerados zerados.


§ 2º Quando a desclassificação ocorrer após o início de qualquer fase subsequente, não será

permitida a qualquer equipe requerer sua ascensão.


§ 3º Se a equipe que ganhou o jogo for penalizada com a perda de 03 pontos, esses pontos serão repassados a equipe adversária bem como atribuída a vitória do jogo pelo placar de 1 x 0 à equipe adversária.



VÍNCULOS


Ainda no ano passado, a SMEL fez uma alteração nos vínculos dos jogadores para disputarem os campeonatos municipais. Confira quais são os vínculos que estão valendo para disputa do Amador 2025 segundo o artigo 23 do regulamento:


Art. 23 Os atletas para participação no Campeonato Municipal de Futebol terão que obrigatoriamente possuir algum vínculo com município de Santa Helena, utilizando um dos parágrafos abaixo:


§ 1º Estar matriculado a 1 ano antes do dia do início do campeonato, em estabelecimento de ensino regular fundamental, médio, pós-médio regular ou ensino superior (aulas presenciais, não podendo ser faculdade EAD) regular localizado no Município. Por ocasião da competição deverá ter frequência mínima de 75% a partir da data de matrícula até o início da competição. Expirado o prazo estabelecido neste parágrafo o atleta que efetuar transferência escolar para outro estabelecimento de ensino de outro Município, não poderá utilizar deste elo de identificação com o Município de Santa Helena.


§ 2º Possuir título de eleitor no Município de Santa Helena; com data de validade de no mínimo 6 meses antes da data do início da competição.


§ 3º Carteira de Trabalho assinada com no mínimo 6 meses antes do início da competição.


§ 4º Se o atleta for menor de idade e não for eleitor de Santa Helena, este poderá utilizar os documentos dos pais ou responsável legal.


Messias não poderá participar de nenhuma competição da SMEL durante 6 meses / Foto: Monzzy



CLASSIFICAÇÃO LIVRE (antes da punição)

 

 

PTS

J

V

E

D

GP

GC

SG

São Clemente

10

4

3

1

0

10

2

8

Incas

6

3

2

0

1

7

1

6

Nacional

6

3

2

0

1

5

1

4

Real

6

3

2

0

1

8

6

2

Celeste

4

3

1

1

1

5

3

2

Pacuri

3

4

1

0

3

2

11

-9

Oriental04004215-13


CLASSIFICAÇÃO LIVRE (com a punição)

 

 

PTS

J

V

E

D

GP

GC

SG

Real

9

3

3

0

0

8

2

6

Nacional

9

3

3

0

0

6

0

6

Incas

6

3

2

0

1

7

1

6

Celeste

6

3

2

0

1

5

2

3

Pacuri

6

4

2

0

2

3

7

-4

São Clemente

0

4

0

0

4

0

4

-4

Oriental04004215-13

Tags