O árbitro Matheus Bortolini, natural de Missal - PR - cidade vizinha de Santa Helena - estreou neste domingo (20) pelo Brasileirão. Recém integrado ao quadro de arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e com isso apto a atuar em competições nacionais, Bortolini trabalhou no duelo entre Athletico-PR e CRB pela Série B, como 4º árbitro.
O jovem árbitro iniciou já dando um salto na carreira. Em competições nacionais Matheus havia trabalhado em 3 jogos de base e no profissional não chegou a passar pelas divisões D e C, estreando logo na B - 2ª divisão nacional. O missalense também havia atuado em jogos importantes do Paranaense Série A em 2025 como Athletiba, Coritiba x Londrina, Azuriz x Athletico, Cascavel x Maringá, Londrina x Andraus e Paraná Clube x Coritiba.
Segundo ele, "a sensação foi única por estar também ao lado de renomados árbitros mundiais". Bortolini foi 4º árbitro no duelo na capital paranaense que contou com Bruno Arleu de Araújo (FIFA) como árbitro principal além de Rodrigo Correia (FIFA) como um dos assistentes.
"Tive o prazer de poder trabalhar ao lado deles e poder pegar ao máximo toda experiência e 'cancha' que eles tem", concluiu Matheus. O jogo terminou com a vitória do Athletico por 2x0 na Ligga Arena, resultado que recolocou o time paranaense na liderança da Série B.
O missalense também já apitou em terras santa-helenenses. Em 2024, Matheus Bortolini foi o árbitro principal no jogo de ida da final do Sub-18 no Amador, entre Real x União. Neste ano também apitou Oriental x Incas na categoria Livre.
![]() |
Matheus ao lado de Alan Kardec (Athletico) |
![]() |
Equipe de arbitragem que atuou no jogo Athletico-PR x CRB |
![]() |
Matheus Bortolini entrou neste ano ao quadro de árbitros da CBF |