O Celeste chegou à sexta vitória no Amador 2025 e foi contra o Nacional, equipe para qual não perde há cinco jogos.
O duelo aconteceu neste domingo (13) na Vila Celeste e teve uma reta final agitadíssima. O Celeste saiu na frente no primeiro minuto de acréscimo do primeiro tempo, quando Chinês ‘fatiou’ pelo lado esquerdo a bola na área e Gefinho se antecipou ao goleiro Pietro pra marcar de cabeça: 1x0.
Na volta do intervalo com a vantagem o Celeste administrou o resultado e perdeu várias chances de ampliar. Como diz o velho ditado no futebol, “quem não faz leva” e o time da casa levou. Aos 33 da etapa complementar Bruno Kroth tabelou com Neguinho e finalizou de perna esquerda surpreendendo Pereira e empatando o confronto: 1x1.
Mas, a estrela do último Bola de Ouro SH Esportes/Cresol do Livre brilhou outra vez. Após cobrança de escanteio, Guilherme Comerlatto cabeceou pro meio da área, a bola sobrou na confusão e Gefinho finalizou pra recolocar o Celeste em vantagem aos 42 minutos: 2x1.
Mas, pra quem achava que as emoções tinham acabado se enganou. Dois minutos depois o zagueiro do Nacional Maicon Kuhn acertou Gefinho em um carrinho, tomou o segundo amarelo e foi expulso. Porém a vantagem numérica durou pouco já que Comerlatto também foi expulso após chutar Luis Ribeiro na frente do árbitro, ficando 10 jogadores pra cada lado.
Os acréscimos só foram aumentando e o jogo já passava dos 50 minutos quando o time da Vila ainda teve um pênalti ao seu favor. Xaropinho derrubou Negão dentro da área e a arbitragem marcou, no entanto Maradona foi pra cobrança e finalizou no meio do gol onde Pietro ficou e defendeu a batida. Fim de jogo.
Com a vitória, o Celeste chegou ao quinto jogo seguido sem perder para o Nacional. A última derrota foi no dia 21 de abril de 2024 na edição passada do Amador. Desde lá são três vitórias celestinas e dois empates (ambos na semifinal do ano passado).
O time do técnico Rubão chegou aos 19 pontos e ainda ultrapassou o time de Sub-Sede na tabela pelo confronto direto, chegando à vice-liderança. O Nacional, que iniciou a rodada como líder, caiu para 3º mas apesar da derrota está muito perto de se classificar para o mata-mata.
Na próxima rodada, o Celeste visita o Incas e precisa somente de um empate para se garantir na próxima fase. Caso isso ocorra, os quatro classificados estarão definidos já que todos os times do g4 não poderão mais ser ultrapassados.
O Nacional enfrenta o Real na rodada e um empate também garante o clube Grená na semifinal.
A única forma de tanto Nacional quanto Celeste não se classificarem na próxima rodada é o Incas vencer o Celeste por ao menos três gols de diferença e o Nacional não pontuar.
A rodada 13 será no domingo (20) às 15h15.