Arbitral definiu Chave Ouro com 13 equipes e fórmula adaptada

Na manhã deste sábado (dia 15) foi realizada, na cidade de Marechal Cândido Rondon, o arbitral do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro. A reunião, organizada pela Federação Paranaense de Futsal (FPFS), definiu o regulamento e as equipes que participarão da principal competição do salonismo estadual.

Três clubes não compareceram e ficarão de fora da competição: Foz Futsal, Pato Futsal e Quedas do Iguaçu Futsal.

Com isso, o certame terá 13 equipes: Copagril/Sempre Vida/MCR, Muffatão/Sol do Oriente/Cascavel Futsal, Ciagym Maringá, Keima/Operário Futsal (Ponta Grossa), Umuarama Futsal, Campo Mourão Futsal, Cresol/Marreco Futsal (Francisco Beltrão), Associação Cascavelense de Futsal, Foz Cataratas, Poker/Guarapuava Futsal, São Lucas/Grupo Ivo (Paranavaí), Notável/Ampere Futsal e Associação Esportiva Clevelandense.

Cada equipe recebeu um kit com 20 bolas, coletes para rodoboys e imprensa, banners e porta DVDs personalizados. A FPFS planeja disponibilizar vídeos de todos dos jogos em seu site e a digitalização dos processos do TJD. A Federação também está adotando boleto bancário e nota fiscal eletrônica para que os clubes efetuem seus pagamentos.

A competição foi confirmada com início no dia 15 de março (os relatório sobre os ginásios devem ser enviados até 3 de março à FPFS) com 35 datas (sábados) para realizar os jogos. A tabela precisará ser muito flexível pois, além das equipes que participarão da Liga Futsal (Copagril, Guarapuava, Maringá e Umuarama), teremos a Copagril disputando a Taça Brasil de Clubes, no mês de abril, o Ampére disputando a Liga Sul e o Ciagym Maringá disputando os Jogos Abertos Brasileiros.

Além disso, não haverá rodada no dia 4 de outubro, devido às eleições, e durante as disputas dos Jogos Abertos do Paraná (divisões A e B). A competição não será paralisada durante a Copa do Mundo de Futebol, mas os jogos terão suas datas alteradas quando coincidirem com jogos da Seleção Brasileira. A transferência de datas será feita somente em comum acordo entre os clubes e por escrito.

A inscrições de atletas será permitida até o dia 10 de julho. Em 2015 o representante do estado na Liga Sul será o campeão da Copa dos Campeões, torneio que será realizado em Umuarama no final deste mês.

Fórmula de disputa

Na reunião do arbitral de 2013 ficou definido que a mesma fórmula seria utilizada em 2014, mas com a desistência de três equipes e como não se pode mais fazer convites aos clubes da Chave Prata (exceto nas vagas de equipes que subiram da 'Prata'), a FPFS sugeriu uma fórmula adaptada que foi aceita pelos representantes dos clubes.

Na primeira fase, as 13 equipes se enfrentarão em turno único (12 jogos para cada equipe e 13 datas), classificando os 10 melhores. Na segunda fase, serão montados dois grupos (A e B) com cinco equipes jogando entre si em turno e returno (8 jogos pra cada equipe e 10 datas), classificando os quatro primeiros de cada chave.

A partir daí, as oito equipes classificadas iniciam os play-offs no mesmo formato dos anos anteriores (quartas-de-final, semifinal e final) que serão disputados em duas ou três partidas, com o terceiro jogo sempre as sábados.

Também ficou definido que, pelo número reduzido de equipes, não haverá rebaixamento para a Chave Prata. Por outro lado, três equipes deverão subir em 2015, para que a competição volte a ter 16 equipes.

As equipes da Copagril e da São Lucas solicitaram seus jogos às sextas-feiras. A tabela prévia será divulgada nos próximos dias e a tabela definitiva será divulgada após a definição da tabela da Liga Futsal.

Súmula online

Em 2015 a FPFS espera adotar o sistema de súmula online em seus jogos, a exemplo do que já acontece nos jogos da CBFS. Um software já está em desenvolvimento, mas para isso é necessário que todos os ginásio tenham acesso à banda larga.

Tags