Torneio dos Campeões: Guarapuava vira sobre Ampére e garante classificação antecipada

Na noite desta quinta-feira (dia 20), as equipes de Poker/Guarapuava Garden Shopping/Óleo Leve e Notável Móveis/Ampére Futsal entraram em quadra pela segunda rodada do Torneio dos Campeões da FPFS. Em um jogo muito disputado, os guarapuavanos conseguiram uma vitória de virada por 2x1 e já se garantiram nas semifinais. Nesta sexta (21) a equipe volta à quadra para decidir o primeiro lugar do grupo 'A', contra o Cascavel Futsal.

O jogo

Com o ginásio Amário Vieira da Costa quase vazio, o jogo começou com o time de Guarapuava mais ofensivo, empurrando a equipe de Ampére para sua quadra de defesa. André Maluko, Biro e Giovanni tiveram boas chances, mas a bola foi na rede pelo lado de fora.

O time do Ampére marcava muito bem, dando pouco espaço para os guarapuavanos. Além disso, foi amperense a melhor chance da primeira etapa: no último minuto, Jardel tentou tocar na saída Danilo, mas a bola foi para fora. A resposta veio rápida, com Vitor mandando uma bomba que assustou o goleiro Marcinho.

No segundo tempo, o jogo começou com o mesmo panorama: Guarapuava tentando furar o bloqueio do Ampére: André teve grande chance, frente a frente com o goleiro adversário. E, como quem não faz toma, Diego Cesar puxou contra-ataque e tocou para Piliu, que bateu firme, sem chances para Danilo: 1x0.

Depois do gol amperense, o jogo ficou ainda mais intenso: Jardel teve mais uma boa chance, mas chutou por ciam da meta. Na sequência, Bruno Petry tocou por cobertura no goleiro Marcinho, mas Jardel salvou dentro da área, afastando o perigo.

Três contra três

O jogo também foi marcado por jogadas duras, punidas com cartões amarelos. Em uma destas faltas, Maringá levou a segunda advertência e foi para o chuveiro. Quando parecia que Guarapuava teria vantagem numérica, Bruno Petry cometeu falta, reclamou e também levou o segundo cartão amarelo. Assim, as duas equipes ficaram dois minutos com um jogador a menos em quadra. Ambos os técnicos tentaram tirar vantagem da situação, colocando Diego Fávero (do Guarapuava) e Bruno Oliveira (do Ampére) na posição de goleiro-linha, mas o placar se manteve inalterado nos dois minutos.

Quando as equipes voltaram a ficar com quatro jogadores de cada lado, Guarapuava aumentou a pressão, mas Ampére seguia se defendendo bem. Quando faltavam pouco mais de três minutos ambas as equipes chegaram à quinta falta e Danilo faz grande defesa em cobrança de falta de Sidnei.

Goleiro-linha dá certo

Como o placar continuava favorável ao Ampére, Baiano foi para o tudo ou nada, com Biro na posição de goleiro linha. A tática deu certo: Marquinhos desviou um chute de Adeírton e a bola, finalmente, venceu o goleiro Marcinho: 1x1.

Na jogada seguinte, Adeírton puxou jogada de velocidade e foi derrubado por Sinei, que também levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Na cobrança do tiro-livre (bem próximo à marca do pênalti), o próprio Adeírton foi para a bola e, com personalidade, bateu no canto superior esquerdo, virando a partida para 2x1.

No finalzinho, Piliu entrou como goleiro-linha do Ampére e Diego Cesar teve a chance de empatar a partida novamente, mas Danilo fez outra grande defesa e garantia  vitória de 2x1, que garantiu três pontos ao Guarapuava e eliminou o Ampére do torneio.

Depois do apito final, o técnico Mauro Córdova, do Ampére, reclamou bastante da arbitragem dos dois jogos de sua equipe na competição. Já Baiano, do Guarapuava, elogiou a marcação do adversário e exaltou a 'frieza' do Guarapuava para virar a partida: “A gente queria classificar hoje. O Ampére se propôs a marcar e fez isso muito bem. Nosso time é um time frio e tocou a bola com calma até conseguira virada. Amanhã vou dar descanso para um ou outro atleta, pois nas finais os detalhes é que farão a diferença,” previu.

Decisão dos grupos

Com a eliminação do Ampére Futsal e com a desistência do Foz Futsal, já estão definidos os semifinalistas do Torneio dos Campeões: Guarapuava, Cascavel, Copagril e Umuarama. Nesta sexta-feira, dia 21, os jogos decidirão as colocações das equipes classificadas dentro dos grupos. Às 19 horas, Guarapuava e Cascavel medem forças no grupo 'A'. Logo depois, às 20h30, é a vez de Umuarama Futsal e Copagril/Sempre Vida/MCR fazerem suas estreias e definirem a situação do grupo 'B'.

Ficha Técnica

NOTÁVEL MÓVEIS/AMPÉRE FUTSAL 1x2 POKER/GUARAPUAVA GARDEN SHOPPING/ÓLEO LEVE
Segunda rodada do Torneio dos Campeões da FPFS
Data: 20/03/2014
Ginásio Professor Amário Viera da Costa, em Umuarama-PR

NOTÁVEL MÓVEIS/AMPÉRE FUTSAL
Começaram: Marcinho; Neto Caraúbas, Fio, Rodriguinho e Diego César
Entraram: Sidnei Ribeiro, Piliu, Maringá, Jardel e Bruno Oliveira
Técnico: Mauro Córdova

POKER/GUARAPUAVA GARDEN SHOPPING/ÓLEO LEVE
Começaram: Danilo; Vitor, Deivão, Felipinho e André Maluko
Entraram: Diego Fávero, Biro, Bruno Petry, Jamur, Govanni, Marquinhos, Adeírton e Paulo Henrique
Técnico: Eduardo Pacheco Coelho (Baiano)

Gol do Ampére: Piliu
Gols do Guarapuava: Marquinhos e Adeírton



(Clique Esporte/foto: Bruno Vanço)
Tags