“Criação de secretaria é o primeiro passo”, afirma coordenador em abertura de seminário de esportes

O I Seminário de Esportes foi aberto nesta manhã na Câmara de Vereadores de Santa Helena. Vários profissionais de educação física, professor e também lideranças políticas abriram o evento. A iniciativa é do eixo ‘Política do Esporte’, dentro do Programa Gestão Compartilhada – Santa Helena 2023. Ações que estão transcorrendo e formas de melhorar as dinâmicas e processos de incentivo ao esporte são discutidas.

O coordenador do eixo no programa Gestão Compartilhada, Ailton de Brito, afirmou, durante seu discurso inicial, que o principal objetivo é criar uma fundação de esportes em Santa Helena, o que permitiria angariar fundos de esferas governamentais como estadual e federal. Mas o primeiro passo para evolução do esporte em Santa Helena é a criação de uma secretaria de esportes. Isso possibilitaria, segundo Brito, a estruturação de todo sistema esportivo, que hoje, com o Departamento de Esportes e Lazer, fica em certos pontos defasado.

Brito ainda criticou a forma de valorização que os profissionais do Departamento de Esportes recebem em Santa Helena. Segundo ele, muitos têm que acumular função e procurar outros empregos para poder ter um salário digno e sustentar a família. E por buscar outras fontes de renda, acabam sendo criticados pelo trabalho realizado no DEL. Conforme Brito, um aumento real no salário destes funcionários, além de valorizar o profissional, melhoraria o trabalho realizado por eles.

As atividades continuam à tarde no Ginásio de Esportes Luis Eggers Filho, São Luis, a partir das 13h30 com a iniciação através do mini vôlei, ministrado pelo professor Josmar Coelho da Silva. Amanhã, no período da manhã, a programação será na Câmara de Vereadores tratando sobre o curso de Empreendedorismo com o professor Rony Tschoeke. Às 13h30 haverá curso sobre o Profissional de Educação Física na Área da Saúde, ministrado pelo professor Marcelo Hagebcok Guimarães.