Santa Helena: Técnicos da Secretaria de Esportes passam por capacitação

Os técnicos das seleções e coordenadores distritais da Secretaria de Esportes e Lazer de Santa Helena, passaram no último sábado por uma importante capacitação em treinamento desportivo, com foco em todos os processos desde a iniciação esportiva até o esporte de rendimento. Os trabalhos aconteceram no Ginásio Municipal de Esportes.

Na ocasião foi repassado aos profissionais santa-helenenses desde como montar uma equipe, até sistemas ofensivos e defensivos e ainda táticas para serem implantadas nas equipes. Tudo foi repassado de forma teórica e prática. O curso foi ministrado por Eberton Alves de Souza, profissional com grande experiência e conhecimento na área e hoje é técnico das seleções de Campo Mourão.

As atividades práticas contaram também com 18 atletas de futsal. Conforme o diretor do Departamento de Esportes de Santa Helena, Paulo Cezar Zembrzuski, o curso foi de extrema importância, pois tudo foi passado na teoria e na prática, aumentando o entendimento dos técnicos das seleções santa-helenenses.

- Foi muito positivo, pelo conhecimento no futsal que o palestrante possui. Nas aulas práticas, ele usou vários tipos treinamento para o futsal. Quando ele tratou de treinamento esportivo de uma forma global, desde a organização da equipe, como montar uma equipe, como preparar, demonstrou um conceito muito bom. Tanto técnicos do voleibol e handebol participaram e aproveitaram bastante a teoria aplicada. Os profissionais de Santa Helena gostaram, até uma fala de um deles foi de que os atletas tinham que pagar para receber todo conhecimento – ressaltou.

Objetivo é melhorar cada vez mais

O intuito da Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) de Santa Helena é elevar cada vez mais o nível técnico dos comandantes das seleções municipais. Para isso, será custeado um estágio para cada treinador. Esse curso poderá ser em qualquer equipe profissional, da preferência do técnico, sendo que o próprio treinador é quem ficará a cargo de escolher o clube que irá estagiar.