Santa Helena vence Toledense e se classifica para terceira fase da Série Bronze

Em uma noite histórica no Ginásio de Esportes do Bairro Vila Rica, o Santa Helena Futsal derrotou o Toledense e avançou para a terceira fase da Série Bronze do Campeonato Paranaense de Futsal. O placar de 3x0, construído no segundo tempo com gols do estreante Caça, Adauto e do goleiro Sapinho, colocou a equipe santa-helenense na primeira posição do Grupo B. Os comandados do técnico Cidrão terminaram a primeira fase com 13 pontos e invicto em casa (3 jogos e 3 vitórias). O Toledense, terceiro colocado com 10 pontos, disputará um mata-mata na segunda-fase contra o terceiro colocado do Grupo A que será definido no próximo sábado (17). Itaipulândia venceu o Foz Futsal por 9x4 e ficou com a segunda colocação com 12 pontos. O Foz, zerado, está eliminado.

ASSISTA O JOGO COMPLETO SH X TOLEDENSE

O JOGO

O duelo começou bastante estudado e com uma marcação muito forte de ambas as equipes. Cidrão girava bastante o time, buscando levar vantagem sob a equipe comanda por Marcelo Moresco. O jogo truncado fez com que o zero não saísse do placar e muito também pelas boas intervenções dos goleiros Muraro do Toledense e Sapinho de Santa Helena. As melhores oportunidades pararam nos arqueiros. Já o segundo tempo pegou fogo.

A etapa final foi muito movimentada, brigada e com brilho para os santa-helenenses. O placar foi aberto com o estreante da noite, Caça. Adauto fez uma grande jogada na ala direita, driblou o marcador, deixou o goleiro Muraro deitado e encontrou Caça dentro da área que dominou e empurrou mansamente para o fundo das redes abrindo o placar, 1x0.

O Toledense partiu para cima para tentar igualar o marcador, pois jogava pelo empate para se garantir na terceira fase. Já Santa Helena precisava apenas da vitória. Mesmo com a pressão ofensiva, a defesa santa-helenense estava bem postada e conseguia bloquear os ataques adversários. 

O segundo gol saiu de uma infelicidade do ala Lucas Silva, do Toledense. Ele recebeu passe mascado e quando foi dominar a bola acabou batendo no braço e, como estava dentro da área, a penalidade foi assinalada. Adauto chamou a responsabilidade cobrou no canto direito de Muraro, que foi para o outro lado, e ampliou, 2x0.

A equipe de Toledo foi para o goleiro-linha para conseguir diminuir o marcador, mas tinha muitas dificuldades de encontrar os passes, visto a boa marcação de Santa Helena. E quando conseguiam trabalhar o goleiro Sapinho defendia. E foi justamente Sapinho que fechou o placar. E foi um golaço. Ele defendeu um chute de dentro da área e mandou por cima, no limite do gol e do último defensor e marcou o terceiro gol, 3x0 e fim de jogo. 

TERCEIRA FASE

Em primeiro no Grupo B, Santa Helena caiu no Grupo J da terceira fase da Série Bronze e tem somente um adversário confirmado até aqui. E é o São João Futsal, de São João do Ivaí, cidade próxima a Maringá. Os outros dois adversários da chave ainda serão conhecidos. Um deles virá do Grupo A, que será decidido no próximo sábado (17). Atualmente Umuarama lidera o grupo com 10 pontos empatados com Cianorte e Guaíra é terceiro com 8 pontos. O outro adversário virá de um confronto na segunda-fase entre Arapongas e um dos melhores quartos colocados, que será conhecido após os duelos do Grupo A. 

ADVERSÁRIOS

E os adversários de Santa Helena na fase de grupos, para onde vão? O Foz Futsal está eliminado. O Toledense se classificou para a segunda fase e disputara o mata-mata, em dois jogos de ida e volta, contra o terceiro do Grupo A, que ainda precisa ser definido. O Itaipulândia, segundo colocado com 12 pontos e classificado para a terceira fase, caiu no Grupo G e terá pela frente Cambira, o primeiro colocado do Grupo A e ainda uma equipe vinda da segunda fase que sairá do duelo entre Doutor Camargo e um dos melhores quartos colocados. 


Fotos: Francis Schley - Assessoria