Campeonato Municipal de Futebol Amador inicia dia 21 de abril

Em reunião realizada com dirigentes esportivos e Secretaria Municipal de Esportes (SMEL), foi definido o início do Campeonato Municipal de Campo na categoria, livre, veterano e feminino.

O início da competição na categoria livre será no dia (21/04) e a categoria feminino e veterano será no dia (23/04) com as seguintes equipes:

As equipes participantes são:

7 Equipes na categoria livre: Palmeiras, União, Incas, Nacional, São Clemente, São Roque e Pacuri.

7 Equipes na categoria veterano: Palmeiras, União, Incas, Nacional, São Clemente, São Roque e Pacuri.

4 Equipes na categoria feminino: MBM Calçados, Nacional, Palmeiras e Água Verde.

Acompanhe a primeira rodada:

No livre e Veterano:

União X Incas

Palmeiras X São Clemente

Pacuri X São Roque

Pioneiro da comunidade de Santa Helena Velha Mário Noro

Em 1930, Mário Noro chega ao município de Santa Helena, tempos depois se inicia a prática do esporte é montado o primeiro time de Santa Helena Velha que se chamaria Brasil de Santa Helena Velha, logo após trocaria de nome para Palmeiras de Santa Helena Velha, localizado na Comunidade de Linha Prati. 

Na década de 80, Mário doa uma área de terra para a construção do campo e do clube da comunidade. Noro lembra que o antigo clube de madeira foi transportado em cima de uma caminhonete da Linha Prati até onde está localizado hoje. Três dos filhos de Mário Noro, jogaram no time do Palmeiras de Santa Helena Velha, consagrando – se campeões municipal por várias vezes.

Construção da História:

A Doação da área para a comunidade, escritura e lavrada em 11/10/1969, mas a área foi doada uns anos antes, em 1965 mas foi documentada em outubro de 69.

Fundação da Sociedade Esportiva e Recreativa Brasil de Santa Helena Velha em 06/01/1974 e tendo o primeiro presidente (Mário Noro) e também doou o terreno para a construção do campo. A equipe foi filiada na Federação Paranaense e na liga Santahelenense em 25/03/75. Participou do campeonato municipal até no início das indenizações da Itaipu em 80 a 81. Quando iniciou as desapropriações por causa da construção da Itaipu, muitos dos sócios e membros da diretoria foram embora e também houve um incidente em uma festa com vítimas, daí a comunidade e diretoria se reuniram e decidiram não dar mais continuidade com a equipe do Brasil. 

Com a indenização da sede do Palmeiras da linha Prati, as pessoas que ficaram, juntaram as duas comunidades e pela maioria decidiram em trazer ou construir uma nova sede do clube Palmeiras para a comunidade de Santa Helena Velha e desfazer a Sociedade Esportiva Brasil e mudar ou dar continuidade para a Sociedade Esportiva Palmeiras. Onde foi trazido de caminhão o antigo clube do Palmeiras. Novamente Mário Noro cedeu a área de 20.000 m2 e em 1982 iniciaram a terraplanagem e o plantio de grama em mudas para a formação do atual campo do Palmeiras. 

No ano de 1982 o Palmeiras não disputou o campeonato e muitos dos jogadores jogaram para outras equipes principalmente o União e o Celeste. A construção do clube atual iniciou em 1986 e o Clube Palmeiras Linha Prati, teve seu encerramento dia 07 de fevereiro de 1982.


(Assessoria SMEL)

Tags