Com apelido de craque, santa-helenense Luis Henrique estreia no futebol profissional pelo Toledo

Talvez por nome ele ainda seja pouco conhecido, mas seu apelido entrega facilmente quem é. Luis Henrique Mendonça, ou Eto’o, apelido que remete ao nome do craque camaronês Samuel Eto’o, é natural de Santa Helena e mesmo tendo apenas 20 anos, já tem certa experiência quando o assunto é futebol. Ele, no último final de semana, deu um grande passo em sua jornada de atleta estreando no profissional, pela equipe do Toledo. 


Desde pequeno, Luis se interessou pelo esporte. Nas categorias de base já demonstrava seu talento e sonhava em ser atleta profissional. Santa-helenense, ele chegou a morar durante cinco anos em Iporã, também no Paraná, mas retornou aos 13 para sua cidade natal. Após passagem pela base do F.C Cascavel, ‘Eto’o’ participou de alguns campeonatos por equipes de Santa Helena e chegou a disputar amistosos pelo Incas neste ano, clube onde estava inscrito para o Amador de 2023.


Mas, veio a oportunidade tão sonhada de jogar por uma equipe profissional. Por indicação de um amigo conhecido da época de base do F.C Cascavel e que também faz parte do elenco do Toledo, Luis Henrique foi convidado a fazer parte do time, onde no último sábado (27) fez sua estreia pela equipe principal ao entrar na partida contra o Laranja Mecânica, aos 28 minutos do segundo tempo, válida pela 2ª divisão do Campeonato Paranaense.


‘Eto’o’ afirma ter sido um sonho realizado: “Minha estreia no profissional foi algo que eu sempre sonhei e busquei. Foi um sentimento único e inexplicável de sonho realizado e também de dever cumprido, depois de tudo que a gente passa pelas categorias de base, chegar no profissional é uma recompensação de todo o seu trabalho e todo seu esforço, que no final sempre vale a pena. Ano passado até pensei em desistir porque as coisas não estavam indo como eu queria, mas com muita fé em Deus e confiando no propósito dele, tinha certeza que minha hora ia chegar, não no meu tempo, mas no tempo que ele já tinha preparado pra mim”, relata o jogador.


Luis Henrique também disputa o paranaense sub-20 pelo Toledo Esporte Clube (TEC), que atualmente é o 3º colocado. Até aqui são cinco jogos, com três vitórias e duas derrotas, mas a equipe já está classificada para a segunda fase onde encara os adversários por sorteio. No estadual do profissional, o time ocupa a 9ª posição e luta para voltar a divisão principal. 


O próximo compromisso do Toledo sub-20 é novamente pelo paranaense, neste sábado (03), contra Campo Mourão. A partida será em Cascavel pois o adversário não tem o mando de campo. A bola rola às 15h30 e contará com transmissão ao vivo pelo canal Toledo Web Agora no YouTube.







Fotos: Carlos Alexandre / Movimento e Foco

Tags