Conheça Jhon, novo Mordomo do Santa Helena Futsal e aniversariante do dia

Na segunda-feira (07), o Santa Helena Futsal anunciou um novo integrante de sua Comissão Técnica: Dionatas de Bairro, o Jhon, que agora ocupará a função de Mordomo/Roupeiro do clube.


Jhon é natural de Capanema - PR mas toda a sua história dentro do futsal aconteceu em Francisco Beltrão - PR quando em 2014 foi convidado por dois amigos, professores Rodrigo Montanari e Alexandre Luan a ingressar na modalidade. Em 2017, o Marreco Futsal iria disputar a Liga Nacional (LNF) e o então auxiliar Dionatan Marcelo fez o convite para que Jhon fosse "Rodoboy" nos jogos junto com seu amigo Alexandre Luan.


Mas não foi só cuidando da quadra que Dionatas se envolveu no Marreco. Ao SH Esportes, ele conta que também foi mascote em alguns jogos e que naquele mesmo ano começou à aprender e praticar a função de roupeiro: "no decorrer do ano o então Mordomo do Marreco Futsal Osmar Santos, me ensinou muito sobre a profissão e entre 2017 e 2019 ajudei o mesmo na parte de organização de vestiário, material de jogos e também treinamentos diários", relata o capanemense.


"Muitos não sabem que existe essa profissão pois ficamos sempre nos bastidores do jogo", comenta Jhon sobre a função que se dedica à quase dez anos. Saindo do Marreco, de 2020 à 2022 trabalhou no Coronel Futsal junto com o professor Cristiano Roberto nas categorias de base e auxiliando o então mordomo Xuxa. 


Após isso, ainda em 2022, voltou à Francisco Beltrão desta vez sendo convidado pelo técnico da ABF Dionatan Marcelo, o mesmo que o havia chamado ao Marreco cinco anos antes. Agora, a oportunidade era para entrar na Comissão Técnica no novo projeto onde teve as maiores conquistas da carreira profissional: "no começo auxiliava o clube nas logísticas de viagem, também cuidava de todo material de treinamento e jogos e participei da profissionalização da equipe que hoje está na Série Ouro", revela Jhon.


Além disso, também auxiliava o Fisioterapeuta - à época Luciano Kieling - em diversos segmentos. Dionatas elogiou outro companheiro de comissão: "trabalhei com um dos melhores supervisores do Brasil, Ricardo Ronqui, com quem pude aprender muito sobre diversas situações fora de quadra. Muitos acham que é apenas chegar e jogar, mas nossa profissão exige muito de organização e responsabilidade".


Na ABF, Jhon enfrentou Santa Helena na disputa pelo acesso à Ouro no ano passado onde o time de Francisco Beltrão levou a melhor nos pênaltise ficou om a vaga. Lá ele permaneceu até a metade deste ano, quando em meados de junho surgiu o interesse do Santa Helena Futsal na contratação do profissional externado por Cris Nunes e Guto, membros da diretoria e grandes amigos, segundo Dionatas, que diz ter enfrentado os dois em diversos momentos na carreira.


"Estar hoje em um projeto sério igual o Santa Helena Futsal é a realização de um sonho profissional, a cidade é apaixonada pela modalidade e fui muito bem recebido por todos. Participar desse momento de profissionalização da equipe será uma honra e a expectativa sempre são as melhores para que possamos levar o nome da cidade aos lugares mais altos", revela o novo Mordomo do clube.


No currículo, Jhon tem diversas participações em títulos pelo Paraná. Veja:


  • 2019 - Vice-campeão Paranaense Série Ouro (Marreco Futsal)
  • 2020 - Vice-campeão Sub-17 (Coronel Futsal) 
  • 2021/2022 - Bicampeão Brasileiro Taça Brasil (ABF)
  • 2021 - Campeão Paranaense Sub-18 (ABF)
  • 2024 - Campeão Sub-20 (ABF)
  • 2024 - 3º lugar Campeonato Paranaense Série Prata - Acesso Série Ouro (ABF) 



Nesta sexta-feira, dia 11 de julho, Dionatas completa 35 anos de vida e terá como "presente" a estreia oficial amanhã.

Jhon viajará com a equipe e o também recém chegado técnico Marlus Sokolowski até Guaíra neste sábado (12), onde o Santa Helena Futsal inicia sua caminhada no 'Torneio da Morte' da Série Prata enfrentando o time da casa. O duelo será às 20h no Ginásio Robison Reis.

Confira abaixo algumas fotos de Jhon em momentos marcantes de sua carreira:












Tags