O primeiro jogo da semifinal do Livre entre Nacional e Real terminou sem gols, mas não sem emoção. Disputada no Alberto Alegretti e com presença de torcida após mudança da Coordenação, a partida teve expulsão, pênalti perdido e a vaga para a decisão ficou totalmente aberta.
Logo nos primeiros minutos o Nacional colocou uma bola na trave. Após cobrança de escanteio, Karlinhos desviou contra o próprio gol e acertou o poste do goleiro Diego Gallas.
O Real respondeu com Dyonei finalizando por cima da meta. Aos 15 minutos, Karlinhos fez falta em Luis Ribeiro e se iniciou um tumulto, onde quem ficou com pior saldo foi o time de São Roque. Peka foi expulso pelo árbitro, enquanto Karlinhos e Fernandinho receberam cartão amarelo.
Apesar da desvantagem numérica, o Alvirrubro criava mais oportunidades e chegou a ter a melhor do jogo ainda na etapa inicial. Dyonei foi derrubado por Rechinho dentro da área e foi pra cobrança. O camisa 10 finalizou forte mas acertou a trave e desperdiçou.
O lance gerou contra ataque para o Nacional que finalizou duas vezes, primeiro com Fernandinho e depois com Luis Ribeiro, ambas defendidas pelo goleiro Diego.
No segundo tempo, o Real chegou perto do gol mais uma vez quando Bigode se jogou no carrinho pra tentar encontrar a bola finalizada por Dyonei, mas não alcançou.
O duelo terminou com o placar de 0x0 e com isso não há vantagem para nenhum dos times na volta. No próximo jogo, que acontece em São Roque, quem vencer avança à final e um novo empate leva à disputa de pênaltis.
A bola rola às 15h30.