A Associação Santa-helenense de Voleibol (ASAVOLEI) inicia uma nova fase em seu projeto esportivo com a contratação do técnico Ivan Cavalli, de 36 anos, natural de Medianeira/PR.
Apaixonado pelo esporte desde a infância, Cavalli traz em sua bagagem experiência como atleta e treinador em diferentes cidades do Paraná, além de uma sólida formação acadêmica em Educação Física pela Unioeste, Bacharelado na FAG e Especialização em Treinamento Esportivo pela UFMG.
A relação de Ivan com o voleibol começou cedo, ainda aos 12 anos, quando iniciou os treinos na escolinha do Colégio Estadual José Angelo Baggio Orso. Sob a orientação de professores como Andrea, Fernando Bonatto, Daniel Scalco (Chimia), Lucas Roncaglio e Dorival Sesso (Juca), o jovem atleta fez parte da equipe de rendimento de Cascavel até os 17 anos, representando o município em diversas competições. Essa vivência o motivou a seguir a carreira acadêmica e profissional no esporte.
“Através dessa influência do esporte em minha vida, decidi cursar Educação Física. Na universidade comecei minha trajetória como treinador, primeiro como estagiário no Projeto Feras do Vôlei, em Cascavel, com o professor Miro. Depois, tive passagens como técnico em Medianeira, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e novamente em Cascavel, até aceitar o cargo aqui em Santa Helena”, contou.
![]() |
Ivan atuando em Cascavel |
Além disso, Cavalli também foi auxiliar técnico da Seleção Paranaense Masculina Sub-18 nos dois últimos anos, 2024 e 2025.
![]() |
Seleção Paranaense Sub-18 2024 |
![]() |
Seleção Paranaense Sub-18 2025 |
O convite para assumir a equipe santa-helenense partiu do professor Fabio Barp, colega de graduação de Ivan e integrante do projeto ASAVOLEI. Segundo Cavalli, a proposta apresentada, aliada ao potencial do voleibol masculino no município, foi decisiva.
“Ele me mostrou a forma de trabalho, as projeções e o potencial para a modalidade, o que me deixou bastante motivado. Já conhecia brevemente o projeto e a estrutura que Santa Helena oferece, bem como o incentivo da Prefeitura, fatores que me deixaram seguro em aceitar esse novo desafio”, destacou.
Nos primeiros dias de atuação, o treinador tem se dedicado a um trabalho intenso, abrangendo desde a categoria Sub-13 até a adulta, além de acompanhar a participação das equipes em competições regionais e estaduais. A expectativa, segundo ele, é dar continuidade ao crescimento do voleibol masculino no município.
“Temos uma boa perspectiva de organização e evolução, para que Santa Helena siga se destacando com um projeto sólido, duradouro e comprometido com a formação social e esportiva dos meninos que fazem parte”, afirmou.
Apesar de ter sobrenome de uma das famílias empreendedoras de Santa Helena, Ivan desconhece o parentesco e afirma ser apenas coincidência. O medianeirense assume o posto deixado por André Teixeira que se despediu da ASAVOLEI em julho e atualmente está no Vôlei Medianeira.
Com a chegada de Ivan Cavalli, a ASAVOLEI/Santa Helena reforça seu compromisso em investir na formação esportiva e no fortalecimento do voleibol como ferramenta de integração, desenvolvimento e resultados para o município.