O Nacional venceu o clássico contra o São Clemente por 2 a 1, de virada, neste domingo (11), pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Santa Helena. Mesmo atuando fora de casa, a equipe de Sub-Sede mostrou poder de reação e conquistou uma vantagem importante na disputa por uma vaga na decisão.
Etoo abriu o placar para os donos da casa, mas Bagnara deixou tudo igual ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Fritz marcou o gol da virada e garantiu a vitória do time grená.
Primeiro tempo movimentado
O Nacional começou melhor, com mais posse de bola e buscando tomar a iniciativa. O São Clemente respondeu com Xiru, que finalizou dentro da área, mas parou em Bagnara. A partir daí, o clássico ficou mais equilibrado.
Aos 13 minutos, Andy foi derrubado por Neves dentro da área, e a arbitragem marcou pênalti. Etoo foi para a cobrança, deslocou o goleiro Maicon Kuhn e colocou o São Clemente em vantagem.
Logo depois, o camisa 10, que já havia iniciado a partida no sacrifício, não conseguiu continuar e deixou o campo carregado, dando lugar a Bruninho.
O gol não abalou o Nacional, que chegou ao empate cerca de dez minutos depois. Após uma cobrança de lateral, a bola sobrou para o zagueiro Lambreht na ponta esquerda. Ele cruzou para Bagnara, que se antecipou a Tonho dentro da área e mandou para as redes: 1 a 1.
O confronto seguiu intenso, com oportunidades para os dois lados e muitas faltas. Apesar das tentativas, o placar permaneceu igual até o intervalo.
Fritz decide na etapa final
No segundo tempo, o São Clemente tentou recuperar a vantagem, enquanto o Nacional encontrava dificuldades para chegar ao ataque. Com o passar dos minutos e as substituições realizadas pelas duas equipes, porém, o time grená cresceu na partida.
Aos 36 minutos, pouco depois de entrar em campo, Fritz marcou o gol da virada. Ricardinho recebeu livre pela esquerda, próximo à área, e cruzou. Messias fez o desvio para Fritz, que apareceu sozinho e teve tempo para escolher o canto e garantir o 2 a 1.
Pouco depois, o Nacional teve a oportunidade de ampliar. Após uma arrancada de Gefinho, Fritz ficou em boas condições para marcar novamente, mas desperdiçou uma grande chance.
Nos minutos finais, o São Clemente pressionou em busca do empate. Jonas finalizou e a bola passou pelo goleiro, mas Lambreht salvou praticamente em cima da linha, assegurando a vitória do Nacional.
Decisão em Sub-Sede
Com o resultado, o Nacional chega ao jogo de volta precisando apenas de um empate para garantir a classificação à final do Amador, voltando à decisão após quatro anos.
Já o São Clemente precisa vencer por um gol de diferença para levar a disputa aos pênaltis. Se ganhar por dois ou mais gols, a equipe garante a classificação direta e terá a oportunidade de disputar sua primeira final na história da competição.
O confronto decisivo será no próximo domingo (18), às 15h15, em Sub-Sede. O clássico promete fortes emoções na definição de um dos finalistas do Amador 2026.
![]() |
| Foto: Neto Sports |

