Ultra-maratona: paranaense disputa prova no Japão



O ultramaratonista William Schultz irá disputar a 'Ultra-Trail Mont Fuji', em abril, no Japão. A vaga do ponta-grossense foi conquistada devido ao ranking nas provas que Schultz participou neste ano, esse número é medido pelo desnível acumulado, que é a quantidade de metros que o atleta sobe nas provas de montanha. A competição tem 160 km e os competidores sobem o monte Fuji com largada no dia 24 de abril.

Para essa prova do Japão, 1200 atletas se inscreveram, segundo Schultz, ele é o único brasileiro que irá participar e conta que assim que recebeu a informação que iria participar mudou o treinamento. "Além dos treinos de corrida, treino bicicleta, quando fui para a prova na França conversei com outros atletas que me disseram que isso melhorava o desempenho, além de evitar as lesões de só ficar correndo", explica Schultz. Ele explica que apesar de ter a mesma distância das outras competições as subidas são menores. "Na prova da Argentina também são 160km, mas com desnível acumulado pouco menor, o campeão argentino, fez a prova em 23 horas e o do Japão fez em 19, então é uma prova muito mais rápida", explica.

A prova vale pelo circuito mundial, que é dividido em cinco provas durante o ano, em 2012 três brasileiros participaram, mas somente dois deles terminaram a competição . Além da prova do Japão, Schultz irá participar da corrida na Argentina, em fevereiro e na França, no mês de agosto. "A prova da argentina serve como uma preparação para o Japão e para fazer testes do tênis e da mochila que será usada", comenta.