Chaves Prata e Bronze iniciam neste final de semana

Além dos jogos da Chave Ouro, o Campeonato Paranaense de Futsal terá, a partir deste final de semana, partidas válidas pela Chave Prata e pela Chave Bronze, as duas divisões de acesso da principal competição do salonismo do estado do Paraná.

Chave Prata

Como a Chave Ouro teve apenas 13 equipes inscritas em 2014, três equipes subirão da ‘Prata’ para a temporada de 2015. Assim, estarão garantidas as finalistas da competição e mais o terceiro colocado, que será definido no confronto entre os perdedores da fase semifinal, em sistema de play-off.

A fórmula é bem simples: As dez equipes jogam entre si em turno e returno. As oito melhores formam dois grupos na segunda fase, novamente jogando em turno e returno. As duas melhores de cada chave passam para a semifinal e as duas vencedoras decidem o título.

A primeira rodada será disputada neste sábado (dia 3) e terá as seguintes partidas:

19h30 – São José dos Pinhais/Semel x Santa Terezinha do Itaipu (Max Rosenmann)
19h – Assai Futsal x Adef/Faxinal (Paulão)
20h30 – Ivaí EC x Concrevalle/Dois Vizinhos (Edson Borochok)
20h30 – Itaipulândia x Caramuru/MM/Castro (Irineu Luiz Friedrich)
20h30 – Matelândia x Anefelx/Rebouças/Arefus (Municipal de Matelândia)

Chave Bronze

A Chave Bronze deste ano surpreendeu pelo número de equipes (19) e pela volta de cidades que estavam afastadas do Campeonato Paranaense. A expectativa é de uma competição de alto nível, que possivelmente será mais forte dos últimos anos.

Como nos anos anteriores, a competição terá uma primeira fase regionalizada. O Grupo A é formado por equipes do norte do estado, o Grupo B é formado por equipes das regiões centro-sul, metropolitana e litoral e o Grupo C é formado por equipes do oeste, sudoeste e do Vale do Ivaí.

Na primeira fase as equipes jogam entre si em turno e returno (o Grupo A conta com sete equipes, enquanto os Grupos B e C contam com seis). Os quatro melhores times de cada um dos três grupos passam para a segunda fase, quando serão divididos em dois grupos (D e E). As equipes voltam a jogar entre si em turno e returno e as quato melhores avançam para as quartas-de-final. A partir daí os jogos são definidos no sistema de play-offs, até a grande final.

Os quatro melhores classificados da competição garantem vaga na Chave Prata de 2015.

A primeira rodada da primeira fase terá as seguintes partidas:

Grupo A
20h – Astorga x Colégio Londrinense/Unifil (Complexo Municipal)
20h – Nova Esperalça/Asserne x Siqeira Campos/Protork (Bruno Benatti)
20h30 – Continental/Jacarezinho x Ibiporã/Agroterra (Cássio Arantes Pereira)

Grupo B
20h – BEC/Ictus/Natofarma/Gpuava x Palmas Esportes (Aldebaran Rocha Faria)
20h – Monte Sião/Paranaguá x Assifusa/Anlia/Irati (Albertina Salmon)

Grupo C
20h – Corbélia Futsal x Jardim Alegre (José Richa)
20h – Vale do Ivaí EC/São João do Ivaí x Missal Futsal (Orlando Queiroz)
20h30 – Salto do Lontra x ADM Engenharia/Toledo Futsal

* a equipe do Cambé Futsal folgará na primeira rodada.
* de acordo com a tabela da FPFS, o jogo Figa’s/Araucária x Pitanga Futsal será realizado no dia 21 de maio.

BEC representa Guarapuava na competição

O BEC/Ictus/Nato Farma faz neste sábado, 3, às 20h, o seu primeiro jogo oficial pelo Campeonato Paranaense de Futsal. Vencedor de todas as competições municipais que disputou em 2013, a equipe amadora entra no cenário estadual da modalidade pela terceira divisão, a Chave Bronze. A estreia será no ginásio Aldebaran Rocha Faria (Santa Terezinha), contra o Palmas Esportes. Os ingressos custam R$ 5 e R$ 3 (meia).

O jogo histórico significará a realização de um sonho para o clube, que, para bancar os gastos da participação, conseguiu patrocínios com empresas do município. As viagens da equipe – que enfrentará adversários de Irati, Pitanga, Paranaguá, Araucária e Palmas – serão pagas pela prefeitura de Guarapuava.

Campeão municipal de Guarapuava, o BEC (foto)
disputa, pela primeira vez, o campeonato estadual. 

(FPFS/Jornal Diário)
Tags