Santa Helena: reta final do amador terá disputas emocionantes

O Campeonato Municipal de Futebol Amador de Santa Helena está na reta final e prestes a conheces os semifinalistas. À medida em que a competição vai chegando ao final, a briga por uma posição entre os quatro primeiros esquenta e promete ser emocionantes nestas três últimas rodadas. O amador terá uma pausa e só voltará a ter jogos no dia 6 de julho.

Neste próximo final de semana acontece a Fase Regional dos Jogos Abertos do Paraná em Santa Helena. Os JAPs acontecerão em dois momentos. O segundo será de 11 a 13 de julho, onde o amador também não terá partidas, voltando somente dia 20 de julho. Ou seja, as próximas três datas para que sejam definidos os confrontos das semifinais serão dias 06, 20 e 27 de julho.

São Luis

O São Luis é a melhor equipe desta primeira fase. Dos 10 jogos disputados, venceu 9 e perdeu somente uma. É uma equipe bastante veloz e com um toque de bola refinado. Não facilita na defesa e é muito mais forte quando joga dentro de casa. Confirmado na primeira colocação, a equipe luisense aguarda agora o adversário da semifinal. O São Luis terá pela frente ainda o Real e União.

Real

Equipe que começou cambaleando o amador, o Real engrenou no segundo turno, venceu partidas importantes e agora ocupa a segunda colocação com 16 pontos e muito próximo da próxima fase. Mas para garantir a vaga entre os quatro, o alvi-rubro terá confrontos diretos. Encara o São Luis na próxima rodada. Mas os últimos dois duelos serão decisivos. Contra o Celeste fora de casa e o Nacional em São Roque, ambos terceiro e quarto colocados, respectivamente.

Nacional

Instável em casa, forte fora de casa. Esse foi o Nacional até aqui na competição. Dos 5 jogos que fez em Sub-Sede venceu 2 e perdeu 3. Fora de casa o cenário é diferente. De quatro jogos perdeu apenas 1 e ganhou os outros três. E esse é o principal trunfo da equipe grená para avançar, pois pega nas próximas rodadas dois adversários diretos na classificação e ambos, Real e Celeste, serão fora de casa. O terceiro duelo também tem lá seu grau de importância. Será contra o Incas/Bundalelê no Estádio Municipal de Sub-Sede.

Celeste

Outra equipe um pouco instável no começo do amador, mas que engrenou com as últimas duas vitórias fora de casa conta Incas/Bundalelê e União, ambos adversários diretos na busca pela classificação. O Celeste, atual vice-campeão, tem dureza ainda pela frente neste amador. A equipe terá jogos decisivos contra Nacional e Real. Ambos os confrontos serão em Vila Celeste, o que é considerado um fato bastante positivo. A equipe celestina fecha a primeira fase com o eliminado Água Verde.

União

Sensação do amador, o União teve um primeiro turno excelente, tirando inclusive a invencibilidade dos líderes São Luis, que por sinal, foi a última vitória do tricolor da cidade na competição. Neste segundo turno caiu de produtividade e agora está fora da zona de classificação para as semifinais. A equipe vem de três derrotas seguidas e está sofrendo muito com desfalques por lesão. Mas ainda há chances de classificação, principalmente pelo fato das outras equipes teve confrontos diretos. O União encara ainda o Incas/Bundalelê, Água Verde e São Luis.

Incas/Bundalelê

Tido como um dos favoritos ao título do amador, o Incas/Bundalelê está em má fase. A equipe que figurou entre os primeiros no começo da competição, agora ocupa a penúltima colocação, a 4 pontos do G4. A situação é mias complicada sendo que a equipe tem apenas dois jogos, pois folgará na última rodada. E os duelos que tem pela frente não são nada fáceis. O clube do lago encara o União, no clássico da cidade e depois fecha sua participação no amador contra o Nacional em Sub-Sede.

Água Verde

Se até na Copa do Mundo os últimos campeões dão vexame, por que não acontecer também em Santa Helena? Assim está o Água Verde. A equipe de Moreninha, que conquistou o título do amador em 2013 não ganhou nenhuma partida na edição desta ano e está eliminada do amador. O alvi-verde conquistou apenas um ponto, e foi neste último domingo, após empate com o Incas/Bundalelê em 2x2. O clube de Moreninha cumprirá tabela contra o União e Celeste.