JAPs: Santa Helena disputará fase final no voleibol feminino

A seleção santa-helenense de voleibol feminino fez uma excelente campanha na Fase Regional dos Jogos Abertos do Paraná que aconteceram em Santa Helena. Se o título não veio naquele domingo, dia 13 de julho, a premiação chegou nesta segunda-feira: Santa Helena disputará a Fase Final dos JAPs.

Devido a desistência de um dos municípios que disputaria a Fase Final, a equipe santa-helenense foi convidada por ter feito uma grande campanha na Fase Regional. Os Jogos Abertos do Paraná - Fase Final da divisão B acontece de 08 a 14 de agosto. Duas cidades sediarão as competições: Chopinzinho e Coronel Vivida, na região sudoeste do Estado.


Santa Helena terá os seguintes adversários no voleibol feminino: Campo Largo, Prudentópolis, Jacarezinho, Arapongas, Paranavaí, Altônia, Terra Boa, Guaraniaçu, Palmas, Guarapuava, Marechal Cândido Rondon e Pitanga. No masculino, Campo Largo, Teixeira Soares, Jacarezinho, Arapongas, Mandaguari, Pérola, Goioerê, Boa Vista da Aparecida, Pato Branco, São Mateus do Sul, São Miguel do Iguaçu e Ivaiporã.

Classificados

Na bocha, regionalmente disputada somente no masculino, estão classificados Almirante Tamandaré, Reserva, Uraí, São Pedro do Paraná, Campo Mourão, Matelândia, Coronel Vivida, São Mateus do Sul, União da Vitória, Medianeira, Santa Helena e Pitanga.

No futebol, só disputado entre os homens, estão garantidos na fase final, Campo Largo, Palmeira, Jacarezinho, Astorga, Maringá, Douradina, Fênix, Planalto, Coronel Vivida, São Mateus do Sul, Foz do Iguaçu e Itambé.

O bolão feminino não teve disputas regionais. As equipes inscritas foram diretamente para a final que contará com Ponta Grossa, Roncador, Campo Mourão, Matelândia, Bituruna, Nova Santa Rosa, Palotina, Santa Helena, Pinhão, União da Vitória, Coronel Vivida e Francisco Beltrão. No masculino, Prudentópolis, Arapongas, Maringá, Mamborê, Planalto, Coronel Vivida, Guarapuava, Missal, General Carneiro, Clevelândia, Medianeira e Pitanga, fazem a grande fase final.

O basquete feminino também não teve disputa regional e terá 15 equipes na fase final. Araucária, Fazenda Rio Grande, Matinhos, Sarandi, Assis Chateaubriand, Medianeira, Irati, Cafelândia, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Palmas, Palmeira, Marilândia do Sul, Astorga e Arapongas, integram o grupo que vai lutar pelo título.

No basquete masculino, um classificado por região vai para a fase final. Paranaguá, Telêmaco Borba, Jacarezinho, Rolândia, Marialva, Altônia, Goioerê, Peróla do Oeste, Palmas, Pinhão, Foz do Iguaçu e Pitanga, querem estar na elite da modalidade.

Na modalidade que atrai os maiores investimentos haverá uma luta intensa para saber quem vai ficar com o título. No feminino, vão lutar pelo título Colombo, Tibagi, Cambará, Cambé, Sarandi, Umuarama, Cianorte, Cascavel, São Jorge do Oeste, União da Vitória, Ouro Verde do Oeste e Faxinal. No masculino, São José dos Pinhais, Castro, Siqueira Campos, Califórnia, Paranavaí, Altônia, Goioerê, Matelândia, Ampére, Guarapuava, Itaipulândia e Pitanga, vão lutar pelo título e pela possibilidade de estarem entre os grandes do futsal masculino.

No handebol feminino, estarão na fase final São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Andirá, Astorga, Ourizona, Iporã, Ubiratã, Realeza, Dois Vizinhos, Quedas do Iguaçu, Foz do Iguaçu e Jardim Alegre. No masculino, Campo Largo, Ponta Grossa, Andirá, Arapongas, Mandaguaçu, Santa Izabel do Ivaí, Jussara, Santa Izabel do Oeste, Dois Vizinhos, Rebouças, São Miguel do Iguaçu e Palmital.

No voleibol feminino a disputa será entre Campo Largo, Prudentópolis, Jacarezinho, Arapongas, Paranavaí, Altônia, Terra Boa, Guaraniaçu, Palmas, Guarapuava, Marechal Cândido Rondon e Pitanga. No masculino, Campo Largo, Teixeira Soares, Jacarezinho, Arapongas, Mandaguari, Pérola, Goioerê, Boa Vista da Aparecida, Pato Branco, São Mateus do Sul, São Miguel do Iguaçu e Ivaiporã.

A fase final da divisão A acontece de 19 a 27 de setembro em Toledo, e além do basquete, bocha, bolão, futebol, futsal, handebol e vôlei, tem ainda o atletismo, badminton, ciclismo, ginástica, judô, karatê, natação, rugby, taekwondon, tênis, tênis de mesa, tiro, vôlei de praia e xadrez.

Jogos

Os JAPs compreendem o que há de melhor no esporte de rendimento do Paraná, e está dividido em duas divisões. Na divisão A, disputam os melhores classificados na divisão A do ano anterior e os provenientes da divisão B e é disputado apenas uma fase final.

As equipes que não fazem parte da elite, participam primeiramente de uma fase regional, os campeões de cada uma das 12 regiões esportivas participam da Fase Final - divisão B nas tradicionais modalidades coletivas e ainda diretamente na final no futebol sete, handebol de areia, kickboxing, vôlei de praia e bocha feminino.

Em 2014, a novidade do regulamento é de que os campeões e vice de cada modalidade coletiva podem optar por jogar a fase final da divisão A já neste ano. Ou seja, quem tiver bom rendimento nas regionais, vencer em agosto na final B, pode já em setembro estar entre a elite de cada uma das sete modalidades coletivas com acesso e descenso.