Na tarde deste domingo (10), dia dos pais, Celeste e São Clemente decidem uma das vagas para a grande final do Livre no Amador 2025 de Santa Helena. O time da Vila sonha com a terceira final consecutiva, enquanto o São Clemente quer fazer história e chegar à decisão pela primeira vez.
CELESTE
O Celeste terminou a fase de grupos como 2º colocado, atrás apenas do Real. A equipe do técnico Rubão somou 25 pontos (8 vitórias, 1 empate e 3 derrotas) e tem o melhor ataque da competição com 27 gols marcados, muito por conta do artilheiro Gefinho.
Para o confronto de hoje, nenhum desfalque. Os 11 iniciais devem ser os mesmos do jogo da ida, na vitória por 0x2 fora de casa.
Em relação aos pendurados, são 4: Chinês, titular absoluto, Peretti, Vera e Maninho. Se os mesmos levarem um amarelo hoje desfalcam o Celeste em uma eventual final no primeiro jogo.
Veja a provável escalação:
Provável time: Scharlão; Paraguaio, Zang, Nenê e Ruan; Maike, Malinha, Murilo Israel, Chinês e Nardo; Gefinho
Técnico: Rubão
SÃO CLEMENTE
Os clementinos vem de uma classificação histórica na fase de grupos. Mesmo após perder 10 pontos por uma punição, a equipe conseguiu retornar ao g4 e ainda conquistar a 3ª posição.
Ao todo foram 20 pontos somados (6 vitórias, 2 empates e 4 derrotas). Junto com o Celeste, o clube tem a segunda melhor defesa com 9 gols sofridos.
Assim como o rival de hoje, o São Clemente não tem desfalques em relação ao jogo passado. A escalação inicial deve ser a mesma do confronto de ida mas o técnico Marcos Karling afirma que pode pintar alguma surpresa.
A principal esperança de gols está em Rafhinha e Boquinha, artilheiro e vice da equipe respectivamente. Os dois são intermunicipais e Rafhinha tem 6 gols na competição, enquanto Boquinha tem 5.
Em relação aos pendurados, o time titular tem três: Boquinha, Cleiton e Gui Lambreht. Além deles, Bruno e Cabeça também tem dois amarelos e podem desfalcar o elenco em um eventual primeiro jogo de final.
Veja a provável escalação:
Provável time: Tonho; Fabiano, Gui Lambreht, Jonas e Cleiton; Cris, Léo Kaufmann, Rafhinha, Boquinha e Neves; Xiru
Técnico: Marcos Karling
RETROSPECTO RECENTE
Neste ano foram três jogos entre Celeste e São Clemente, com duas vitórias celestinas - uma delas através da punição - e uma do São Clemente.
Se analisarmos as últimos duas temporadas, há grande equilíbrio. São duas vitorias pra cada lado, sempre com o time mandante conquistando o triunfo.
CENÁRIOS
Como na ida o Celeste venceu por 0x2, agora em casa a equipe pode até perder por um gol de diferença que ainda assim será finalista.
O São Clemente precisará fazer o que nenhum clube fez ainda nesta temporada: vencer o Celeste na Vila por pelo menos dois gols de diferença. Isso, se os clementinos quiserem os pênaltis.
Porém outra estatística joga a favor do atual bicampeão. Nas últimas duas semifinais a equipe precisou passar por pênaltis - ambas em casa - e venceu as duas, além de ter sido campeão em 2023 também nas penalidades.
Já para avançar direto a vitória do São Clemente precisa ser por três gols ou mais de vantagem.
FICHA TÉCNICA
Celeste x São Clemente
15h30
Estádio Municipal de Vila Celeste
Placar agregado: 2x0
Semifinal (volta)