![]() |
Bigode e Luis Ribeiro (Foto: Moonzy) |
Neste domingo (10), dia dos pais, acontecem as semifinais decisivas na categoria Livre do Amador 2025 em Santa Helena. Em uma delas, o Real recebe o Nacional em um confronto que já contou com uma prévia um tanto quanto inusitada.
REAL
O time de São Roque fez a melhor campanha da fase de grupos. A equipe comandada pelo técnico Rodrigo Binotto somou 27 pontos (8 vitórias, 3 empates e uma derrota) e foi líder, por isso pode decidir a semifinal e se passar também a final em seu estádio.
No jogo de ida a equipe perdeu Peka expulso ainda no 1º tempo e tem o desfalque do meio-campista e de outro atleta da posição para o jogo de hoje. Trata-se de Tagata, que levou o terceiro amarelo na partida que aconteceu no Estádio Alberto Alegretti.
Pensando em uma eventual final, o Real tem alguns atletas pendurados. Do time titular somente Karlinhos, mas entre os relacionados ainda tem André e Jabu. Todos podem perder o primeiro jogo da decisão se tomarem o terceiro amarelo hoje.
Em contrapartida, o Alvirrubro poderá contar com o retorno do artilheiro do time Bigode, que está recuperado de lesão. Além dele, Jabu volta a estar entre os relacionados.
Além disse, o quinteto defensivo está assegurado, responsáveis por fazer o Real ser o clube com a melhor defesa da competição com apenas 6 gols sofridos.
Veja a provável escalação:
Provável time: Diego Gallas; Lucas Silva, Alce, Noal e Baiano; Karlinhos, Schuh, Darllan e Biro/Silvio/Abraham; Bigode e Dyonei.
Técnico: Rodrigo Binotto
NACIONAL
O time de Sub-Sede avançou como 4º colocado. A equipe somou 19 pontos (6 vitórias, 1 empate e 5 derrotas) e teve a pior campanha dentre os quatro semifinalistas.
Além disso, passa por um momento de instabilidade principalmente após a punição de seu técnico Fritz. Nos últimos dois jogos da fase de grupos o clube chegou a ser comandado por Guilherme Bottega, mas na semifinal quem assumiu o posto foi Cristiano Ludwig que se manterá na casamata neste domingo.
O desfalque certo para o jogo é o zagueiro Maicon Kuhn, que recebeu o terceiro amarelo na ida. A dúvida é se Tido ou Ariel assume a vaga do defensor no time titular.
Porém, pensando em uma eventual final, quatro jogadores estão pendurados e se tomarem um amarelo hoje desfalcam no jogo em Sub-Sede: Galdino, Rechinho, Fernandinho e Luis Ribeiro.
Veja a provável escalação:
Provável time: Pietro; Bruno Kroth, Bagnara, Tido/Ariel e Piu; Galdino, Eto’o, Rechinho e Jerson; Fernandinho e Luis Ribeiro
Técnico: Cristiano Ludwig
RETROSPECTO RECENTE
Neste ano, o Real ainda não perdeu para o Nacional. Foram três jogos com dois empates e uma vitória, justamente antecedendo a semifinal na penúltima rodada da fase de grupos.
Já se puxarmos o histórico dos últimos dois anos, o Nacional tem duas vitórias e dois empates nos jogos que fez com o Real em 2023 e 2024, todos pela fase de grupos.
CLUBES SE UNIRAM NOS BASTIDORES
Um caso curioso aconteceu durante a semana que antecedeu o jogo Real x Nacional. A partida estava inicialmente marcada para às 13h30 por motivos de segurança, mas os dois clubes enviaram um ofício à Coordenação do campeonato relatando a contratação por parte de ambos de uma equipe de segurança particular.
Isso foi feito para que a partida começasse mais tarde e a Coordenação acatou o pedido alterando o horário para às 15h.
CENÁRIOS
Como o primeiro jogo terminou 0x0, qualquer vitória simples seja para qual time for dá a classificação para a grande final.
Se houver novo empate, seja com ou sem gols, a vaga será decidida nas penalidades.
FICHA TÉCNICA
Real x Nacional
15h
Estádio Municipal de São Roque
Placar agregado: 0x0
Semifinal (volta)