E que comece a batalha: Real recebe São Luis na busca pelo título

Quando a bola rolar no Estádio Municipal de São Roque hoje, as 16 horas deste domingo, começará uma disputa inédita do amador. São Roque e Linha São Luis serão os palcos. Real e São Luis terão 180 minutos ou mais, para decidir o título do Campeonato Municipal de Futebol Amador. De um lado seria uma forma de sair da fila. Do outro, é o gostinho da primeira vez. Com esse clima de nervosismo, ansiedade e mais inúmeras sensações que alvirrubros e luisenses duelarão pela taça do maior campeonato de Santa Helena.

Para engrandecer ainda mais a festa, as duas equipes estarão praticamente completas. Do lado do Real, a ausência será do meia Jean Schu, que foi expulso no segundo duelo da semifinal. No São Luis existe a preocupação quanto ao atacante Gabrielzinho, que está atuando no Guarani de Venâncio Aires (RS). Em seu lugar deve atuar o centroavante Preto.

As equipes estão praticamente confirmadas para o jogo. O provável Real do técnico Clovis Miranda, deverá ter Maicon no gol, Sidi na direita e Wagner da esquerda. A zaga terá João Tormes e Lucas Magrão. Os volantes serão Bofinho e Max. Na meia o Real contará com o retorno de Tuta, que estava machucado e também com o Carlinhos. Na frente Jairzinho e o goleador Fábio ‘el bigodon’.

No São Luis a dúvida é no ataque. O técnico Lisandro deverá mandar a campo a seguinte equipe. No gol Juninho. Na direita Gazziero e na esquerda Carlinhos. A zaga terá Marciano e Noal. Leiteiro e Fabinho serão os volantes. Adautinho e Paçoca jogarão nas meias e no ataque estarão o artilheiro Fernandinho e o provável substituto de Gabrielzinho, o centroavante Preto.

São Luis
Pela primeira vez na história, o São Luis está na grande final do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Santa Helena, e isso se deve muito a excelente campanha na competição. Dentro e fora de casa, a equipe tem praticamente os mesmos números e isso foi fundamental para os luisenses chegarem, e chegarem como favoritos a esta final do amador.

A campanha na primeira fase foi incrível. Foram 10 vitórias, 2 derrotas, 30 pontos marcados, 9 de diferença para o segundo colocado. Além disso, a equipe teve dois empates na semifinal contra o Nacional, um desses foi revertido como vitória, devido a confusão que aconteceu.

A regularidade é o principal trunfo para o São Luis levantar o título de campeão do amador. Tanto dentro quanto longe de casa, os luiseses têm os mesmos números. Foram 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Os gols, se levar em conta a porcentagem, também são praticamente os mesmos. Dentro de casa, a equipe marcou 10 gols e sofreu apenas 4. Fora, os luisenses anotaram 14 tentos e levaram 7.

O único revés da equipe no Estádio da Linha São Luis, foi justamente para o Real, por 1x0. Em compensação, No Estádio Municipal de São Roque, o São Luis goleou por 3x0 na partida da fase de grupos. Com esses números, há a expectativa de um duelo bastante equilibrado.

Confira os resultados do São Luis até aqui no amador:

São Luis 1x0 Celeste – livre
São Luis 1x0 Incas/Bundalelê – livre
São Luis 3x2 União – livre
São Luis 1x0 Nacional – livre
São Luis 0x1 Real – livre
São Luis 3x1 Água Verde – livre
São Luis 1x0 Nacional – semifinal

Água Verde 2x3 São Luis – livre
Incas/Bundalelê 1x3 São Luis – livre
Real 0x3 São Luis – livre
Nacional 1x2 São Luis – livre
União 1x0 São Luis – livre
Celeste 1x2 São Luis – livre
Nacional 1x1 São Luis – semifinal

Casa: 5 vitórias, 1 derrota, 1 empate – 10 gols feitos – 4 gols contra
Fora: 5 vitórias, 1 derrota, 1 empate – 14 gols feitos – 7 gols contra
Gols feitos: 24
Gols contra: 11
Real
Uma das gratas revelações do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Santa Helena neste ano é o atacante Fábio ‘el bigodon’. O centroavante já jogou inúmeras vezes o amador, mas atuava como zagueiro. Neste ano, lá na frente, mostrou que tem faro de gol e hoje é o artilheiro isolado da competição.

O avante também foi um dos heróis do Real na classificação para a grande final do amador. No primeiro jogo foi dele a responsabilidade de cobrar o pênalti que empatou a partida nos últimos minutos de jogo. No jogo de volta, em Vila Celeste, o bigode voltou a balançar, quando marcou o segundo gol na vitória por 2x1 cobre o Celeste.

Para mostrar a importância de Fábio para a equipe alvirubra é só levar em consideração o número de gols feitos pelo Real. Durante toda competição, o clube de São Roque marcou 30 gols e ‘el bigodon’ deixou sua marca 13 vezes. É quase metade dos gols feitos pela equipe inteira do Real. E é no artilheiro que o clube de São Roque aposta para conseguir levantar o caneco de campeão do amador.

Além disso, para conquistar o título que não vem desde 2007, o Real busca duas partidas perfeitas. Os números dentro e fora de casa não são tão animadores, mas podem ser levados em consideração. Em São Roque, o Real tem 3 vitórias, 3 derrotas e 1 empate. Longe de casa, o alvirubro tem números muito superiores, com 4 vitórias, 1 derrota e 2 empates.

Real 1x2 Incas/Bundalelê – livre
Real 1x2 Nacional – livre
Real 0x3 São Luis – livre
Real 6x1 Água Verde – livre
Real 5x0 União – livre
Real 2x1 Celeste – livre
Real 2x2 Celeste – semifinal

Celeste 1x1 Real – livre
São Luis 0x1 Real – livre
Incas/Bundalelê 3x2 Real – livre
União 2x2 Real – livre
Água Verde 1x3 Real – livre
Nacional 1x2 Real – livre
Celeste 1x2 Real – semifinal

Casa: 3 derrota, 3 vitórias, 1 empate - 17 gols feitos – 11 gols contra
Fora: 4 vitórias, 1 derrota, 2 empates - 13 gols feitos – 9 gols contra
Gols feitos: 30
Gols contra: 20
Análise
O SHEsportes preparou um breve raio-x entre São Luis e Real, finalistas do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Santa Helena. Destacaremos um comparativo entre os jogadores, posição por posição. No duelo entre jogadores, o São Luis leva vantagem com 7 jogadores, contra 3 do Real e um empate. Confira o comparativo.

Goleiros – Maicon (Real) x Juninho (São Luis) – ponto para Juninho. Goleiro que teve uma maior regularidade neste amador. Maicon teve algumas falhas, mas é um excelente arqueiro.

Zagueiro – João Tormes (Real) x Marciano (São Luis) – João. Um zagueiro que quando sobe faz gol. É artilheiro também. Mas o duelo é interessante, pois ambos tem grande qualidade com a bola no pé.

Zagueiro – Lucas Magrão (Real) x Noal (São Luis) – Noal. Um zagueiro excepcional na bola aérea. É o xerifão. Magrão ainda é jovem, mas tem grande potencial.

Lateral esquerdo – Wagner (Real) x Carlinhos (São Luis) – Carlinhos. Um lateral experiente que tem mostrado fôlego de criança. Marca e ataca com qualidade. Wagner também é novo, mas tem grande futuro.

Lateral direito – Sidi (Real) x Gazziero (São Luis) – ponto para Sidi. Lateral mais experiente e também importante para o esquema de jogo do Real. Gazziero apesar de ter na marcação seu ponto forte, não ataca com qualidade.

Volante – Bofinho (Real) x Leiteiro (São Luis) – Dois leões na marcação, por isso empate. Duelo acirrado. Bofinho tem mais experiência, mas Leiteiro tem qualidade levemente superior. Dois grandes jogadores.

Volante: Max (Real) x Fabinho (São Luis) – Fabinho. Por mais que Max tem papel fundamental no esquema do Real, Fabinho tem mais qualidade. É um volante que tem bom poder de marcação e chega bem a frente. Canhoto, tem passes laterais precisos.

Meia: Carlinhos (Real) x Adauto (São Luis) – Adauto leva a melhor. Um dos jogadores mais técnicos desse amador. Tem o poder de decisão em seus pés. Carlinhos é mais veloz, bom jogador, mas nessa Adauto leva.

Meia: Tuta (Real) x Paçoca (São Luis) – Paçoca. Tuta é experiente, tem faro de gol, mas na posição Paçoca é melhor. Tem uma canhota abençoada e um chute certeiro. Dificilmente erra um passe e é um grande garçom.

Atacante: Jairzinho (Real) x Fernandinho (São Luis) – Fernandinho, sem dúvidas. O atacante vem se destacando e chamando a responsabilidade na equipe do São Luis. É dele os principais gols da equipe. Alia velocidade e faro de gol.

Atacante: Fábio El Bigodon (Real) x Preto (São Luis) – Outra unanimidade, voto para Fábio ‘El Bigodon’. O atacante do Real é um dos melhores do amador. Artilheiro nato. Grande, forte e rápido ao mesmo tempo. É um perigo dentro da área.