Após mais de três anos, campeonatos de futsal voltam a acontecer em Santa Helena; inscrições estão abertas

 Foi longa a espera para os amantes do futsal. Depois  de não serem realizados por dois anos (o último havia sido em 2019), em razão da pandemia, os distritais e o citadino de futsal estão de volta. Se baseando na edição do ano passado, no society, a SMEL (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer) de Santa Helena abriu as inscrições para 2022 até o dia 29 de julho, próxima sexta. A previsão de início dos campeonatos é em Agosto.

Eles estão de volta. Os campeonatos citadino e distrital de futsal já tem previsão de acontecer em Santa Helena, após três anos da última edição, em 2019. Depois de muita procura e pedido da população pela realização dos mesmos, a SMEL finalmente conseguiu atender e os campeonatos irão acontecer. Esse ano, levando um nome importante do esporte local: Nelson Balieiro, mais conhecido como Professor Nelsinho. 

Ele teve conquistas de muita relevância para o município como atleta e foi um dos primeiros a incentivar o esporte aqui em Santa Helena, por isso foi homenageado nessa edição. Segundo Fellipe Brayam, um dos coordenadores das competições de futsal da SMEL, “o intuito principal em realizar os campeonatos é ressocializar os munícipes novamente, enchendo os ginásios dos distritos e da sede com a torcida por amigos e familiares.”

As inscrições já estão abertas desde o dia 18 e vão até a próxima sexta feira, dia 29. Neste ano, o citadino e os distritais estão previstos para começar em agosto, ainda sem data definida e devem ter cerca de dois meses de duração. Para os campeões e melhores colocados, haverá premiação em medalhas e troféus. O regulamento é a base da edição do ano passado, que foi realizada no society. 

Mas, houve uma mudança muito importante em relação à pena por briga durante os jogos. Agora, em caso de briga ou agressão contra árbitros a pena aumentou de 12 para 36 meses e em relação à briga entre os próprios atletas dentro de quadra, passou de 6 meses para um ano, sem poder participar de qualquer campeonato gerido pela SMEL e ainda podendo sofrer punições da comissão de ética.

Muitas pessoas me perguntaram sobre quando começaria a competição, se sairia do papel esse ano. Mas a gente não podia comentar ainda, a expectativa estava grande por parte da população pois o Campeonato Citadino/Distrital sempre foi muito tradicional na nossa cidade”, destacou Fellipe.  


Fellipe Brayam, coordenador dos campeonatos de futsal em Santa Helena

Juliana Ladeia (secretária de esportes) e professor Nelsinho




Tags